M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Um iate é geralmente visto como um veículo de lazer, uma maneira de viajar pelo mundo rodeado pelo luxo. Alguns iates são tão grandes que necessitam de mais de uma tripulação de 10 a 12 trabalhadores, para atender às necessidades de 15 a 20 convidados. Agora imagine que todo esse espaço era dedicado exclusivamente ao trabalho. Foi por isso que a Damen Yacht Support criou um Game Changer, um iate destinado a exploração científica, com espaço para transportar dois helicópteros, incluindo um escondido.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Game Changer foi criado pela Damen com base no modelo 6911, o maior da sua gama. Tudo no seu interior foi feito por encomenda, resultando numa zona espaçosa para tripulação e passageiros. A Damen também instalou um centro de mergulho, equipado com tudo o que é necessário para um grupo de mergulhadores poderem trabalhar durante várias horas no oceano. O convés não só tem espaço para um helicóptero, como também pode abrir um alçapão e guardar um segundo helicóptero num hangar interno. Preparado para operar até nas condições extremas dos oceanos Ártico e Antártico, o Gamec Changer vai ser usado para pesquisa científica, conservação ecológica e até para expedições turísticas ocasionais.

O iate 6911 providencia ao Game Changer uma plataforma de grandes dimensões, com 69 metros de comprimento e um calado de 3,65 metros. O deslocamente total é de 1200 toneladas, incluindo dois helicópteros com peso até 5000 kg. O iate da Damen consegue atingir uma velocidade máxima de 22 nós (40 km/h) e percorrer uma distância máxima de 4500 milhas em velocidade de cruzeiro. Tem espaço suficiente para albergar 22 pessoas, incluindo a tripulação e as equipas de investigação.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.