M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quem está habituado a fazer viagens de avião constantes já sabe como eles são por dentro. Filas de bancos atrás de filas de bancos, geralmente com pouco espaço. Claro, nos aviões de maior dimensão, há sempre a primeira classe, mas nem toda a gente consegue andar nesta. Agora, a Boeing criou uma série de aviões onde a primeira classe é para principiantes, com luxo, conforto e espaço ao nível de uma mansão ou de uma suíte presidencial.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

A mais recente criação da Boeing é o BBJ 777X, desenvolvido especificamente para ser usado em viagens de negócios, para uma clientela mais exclusiva que não está interessada em guardar a bagagem no compartimento por cima do assento nem em recostar a mesinha e as costas da cadeira. Também não estão interessados em fazer escalas e querem ir diretamente de Tóquio para Nova York e daí para Paris. O BBJ 777X está disponível em duas variantes, o 777-8 e o 777-9, ambos baseados no 737 Max, diferenciando-se entre si pela cabine e pela autonomia.

O Boeing 777-8 oferece uma área de cabine de 302,5 metros quadrados, com um alcance máximo de 21.570 quilómetros. Entretanto, o 777-9 sacrifica alguma autonomia, não podendo viajar mais que 20.370 quilómetros, mas oferece aos seus passageiros nada menos que uns confortáveis 342,7 metros quadrados de área. Vários operadores aéreos demonstraram interesse no avião, com a Boeing a garantir 21 encomendas iniciais.

Como cada companhia aérea vai querer ter um 777X feito à sua medida, a Boeing criou uma cabine que pode ser altamente personalizada. Esta pode ser transformada numa sala de reuniões, sala de trabalho individual ou coletiva, com uma mistura de mesas e poltronas, ou incluindo um quarto de dormir e uma casa de banho com todas as necessidades para um momento relaxante no ar. Várias empresas demonstraram acabamentos para o BBJ 777X, incluindo a Greenpoint Technologies, Jet a Aviation e a Unique Aircraft Design.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.