M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Durante mais de um século, os construtores automóveis foram associados à criação de meios de transporte poluentes. No entanto, a revolução para a substituição dos motores que queimam combustíveis fósseis já está em andamento. Então, o que podem as marcas fazer para reduzir ainda mais a sua pegada ecológica? No caso da Renault, vai construir um veleiro.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Reduzir a pegada ecológica implica muitas vezes ter que encontrar os parceiros ideais para os negócios. Neste caso, o transporte dos seus fornecedores necessita de ser feito com menor impacto no ambiente, e a Renault quer que o transporte dos materiais necessários para a construção dos seus automóveis seja reduzida em seis por cento até 2022, em comparação com 2016. Tudo isto faz parte de um plano para reduzir a sua pegada ambiental em 25 por cento, tendo começado em 2010 e terminando dentro de quatro anos.

Para isso, a Renault estabeleceu uma parceria com a Neoline, uma startup do mundo da indústria dos transportes marítimas, para criar um veleiro que possa ser usado como cargueiro à escala industrial. A nova empresa francesa já criou o design para um navio que se move quase sempre4 através do vento a bater nas suas velas. Assim, um navio poderá reduzir as suas emissões de CO2 em 90 cento, otimizando o uso de energia sem perder velocidade. O veleiro mostrado pela Neoline é um cargueiro ro-ro (do tipo usado para transporte de automóveis, com 136 metros de comprimento e uma área total de velas de 4200 metros quadrados, com inspiração nos veleiros usados em competições desportivas.

A Renault conta ter dois exemplares do veleiro da Neoline prontos até 2021, para serem usados primariamente entre a América do Norte e o porto de Saint-Nazaire, no sudoeste de França. Atualmente, cerca de 60 por cento dos veículos e das peças do construtor automóvel francês são transportados através do mar, pelo que, a confirmar-se o sucesso desta iniciativa, a Renault poderá recorrer a mais transportadoras que usem veleiros deste género.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.