M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quando pensamos num iate, geralmente imaginamos uma embarcação de lazer, repleta de luxos e idealizada para oferecer todo o tipo de prazeres em alto mar. Nos últimos anos, têm sido surgido vários iates de trabalho, aproveitando as potencialidades de uso do espaço para instalar equipamento, especialmente para pesquisas científicas. Mas é raro que um destes barcos possa servir para as duas coisas sem alguns sacrifícios. Precisamente por isso, a Vripack inspirou-se nos todo-o-terreno Land-Rover e Range Rover para criar o primeiro iate que serve tanto para trabalho como lazer.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O M/Y Rock foi desenhado pelo estúdio de design holandês Vripack e construído pela Tufan & Brothers. Com 24 metros de comprimento, foi construído com uma forma hidrodinâmica para cortar as ondas a alta velocidade, tirando proveito do baixo peso da estrutura do casco, construído em aço e alumínio. Os dois motores Caterpillar de 1000 cv permitem-lhe atingir uma velocidade máxima de 16 nós (29,5 km/h), podendo viajar uma distância máxima de 3000 milhas marítimas (5500 km).

Para os ocupantes deste iate, vai sempre haver espaço para trabalhar e depois deslocar-se para outra sala ou convés e descansar. Os criadores do M/Y Rock anunciam mais 44 por cento de espaço interior e 49 por cento de espaço exterior do que uma embarcação com características e dimensões semelhantes. Os salões superiores estão rodeados por vidro, para oferecer visibilidade quase total para os passageiros em todas as direções. Ao mesmo tempo, o terraço privado no convés superior também tem uma boa visibilidade a 180 graus. As decorações misturam móveis com formas angulares em madeira de bordo com tecidos de diferentes texturas.

 

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.