M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Quando não há tamanho suficiente para construir uma pista de aterragem, usa-se o próprio mar para pousar. É assim que funciona o AirFish 8, uma aeronave anfíbia que combina o melhor de um barco e um avião, aterrando suavemente no oceano, com espaço suficiente para um máximo de 10 pessoas a bordo.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Construído pela Wigetworks, o AirFish 8 é um avião leve, com carroçaria de plástico CFRP (reforçado com fibra de carbono). Tem 17,2 metros de comprimento e 15 de envergadura, com asas largas que servem também como plataforma de acesso ao habitáculo. O interior tem espaço suficiente para oito passageiros, piloto e co-piloto, com uma carga útil total de 1000 kg.

Usa um motor V8 a gasolina, com 500 cv de potência, que consome 70 litros de combustível por hora, permitindo-lhe percorrer uma distância de cerca de 300 milhas, ou 550 km. Pode atingir uma velocidade de cruzeiro de 80 nós (148 km/h) ou 106 nós de velocidade máxima (196 km/h). O Airfish necessita de 500 metros para levantar voo ou para amarar.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.