Bridgestone e Microsoft inovam com monitorização inteligente de pneus

01/07/2020

Parceria cria sistema exclusivo de monitorização de danos nos pneus, usando a Plataforma de Veículos Conectados da Microsoft (MCVP). O objetivo é aumentar a segurança rodoviária e reduzir os acidentes causados por falhas técnicas.

A Bridgestone deu as mãos à Microsoft para desenvolver um sistema, pioneiro no mundo, de monitorização para detetar em tempo real problemas de danos nos pneus.

Não se trata de uma questão menor, uma vez que estes danos representam sensivelmente 30% de todos os acidentes de automóvel causados por falhas técnicas.

Os problemas relacionados com os pneus podem resumir-se a quatro pontos principais: pressão inadequada, fadiga, desgaste irregular, e, por último, danos causados no contacto com lancis, buracos ou objetos na estrada.

A maioria desses problemas já pode ser mitigada com segurança. O TPMS (sistema de monitorização de pressão dos pneus) é obrigatório em todos os veículos fabricados desde 2012 e ajuda os condutores a evitar problemas de baixa pressão. O serviço regular e a substituição de pneus a tempo protegem contra o desgaste e a fadiga.

A exceção, e a lacuna de segurança, têm sido os danos nos pneus – que geralmente não podem ser detetados sem uma inspeção manual cuidadosa e que podem ocorrer a qualquer momento. Pneus danificados podem causar acidentes. Também podem afetar de forma grave outros componentes do veículo, como causar danos às rodas e, assim, criar uma fonte adicional de perigo potencial para os condutores. Mas agora, graças ao novo sistema, fruto desta parceria, essa lacuna pode ser preenchida. O Sistema de Monitorização de Danos nos Pneus da Bridgestone oferece informação em tempo real dos danos. Recorre a uma estrutura de cloud da MCVP, em conjunto com os dados gerados pelo sensor, do hardware já instalado, e usa algoritmos para detetar eventos que afetem a superfície e a carcaça do pneu. O condutor pode ser, de imediato, notificado do perigo e agir em conformidade para evitar a situação. As alternativas exigiriam a instalação de hardware extra.

Dano: quando e onde?

O inovador sistema de monitorização de danos nos pneus tem outras aplicações valiosas. Não apenas entende quando ocorreu o dano, mas também onde. Dessa forma, permite uma visão mais ampla das condições da estrada e infraestruturas, que pode ser usada para alertar os responsáveis pelos problemas de danos na estrada, quanto à presença e localização de buracos e outros perigos. Os futuros veículos autónomos também poderão beneficiar deste sistema – à medida que os veículos transmitem informações sobre riscos em cada local que passam para outros nas proximidades, bem como através do armazenamento de dados na cloud.

Atualmente, o novo Sistema de Monitorização de Danos nos Pneus da Bridgestone está disponível para todas as frotas de veículos OEMs – fabricantes originais do equipamento –que usam a MCVP. A parceria com a Microsoft também permite à Bridgestone desenvolver a sua solução para atender aos requisitos das frotas e dos principais parceiros OEM em todo o mundo.

Mobilidade digital
A MCVP fornece uma plataforma horizontal consistente, conectada à cloud e em cenários digitais, sobre a qual podem ser construídas soluções direcionadas para o cliente, incluindo infotainment no veículo, navegação avançada, condução autónoma, serviços de telemática e previsão, assim como atualizações over-the-air (OTA). Inclui a nível corporativo a disponibilidade e escala globais que acompanham o Microsoft Azure.
Segundo a parceria, a MCVP fornecerá à Bridgestone uma infraestrutura digital que irá acelerar o fornecimento de soluções de mobilidade conectadas, através do acesso a uma infinidade de recursos da cloud do Microsoft Azure, Inteligência Articial e Internet das Coisas (IoT).

Por sua vez, trabalhar com a Bridgestone ajuda a Microsoft a expandir o seu ecossistema de parceiros de suporte e permite que os clientes da MCVP integrem as soluções desses parceiros nas suas próprias ofertas.

Laurent Dartoux, CEO e presidente da Bridgestone EMIA, frisa aquilo que entende ser o futuro da empresa. “O digital é uma parte tão grande do que fazemos hoje na Bridgestone; é imperativo que trabalhemos com parceiros líderes do setor que possam atender às nossas necessidades hoje e no futuro. Ao criar esta parceria com a Microsoft, temos a oportunidade de levar o nosso Sistema de Monitorização de Danos nos Pneus a milhões de condutores, oferecendo-lhes maior segurança e tranquilidade”. Pelo mesmo diapasão afina a diretora-Geral de Mobilidade do Azure e Plataforma de Veículos Conectados da Microsoft na Microsoft. “A Microsoft faz parceria com empresas de mobilidade para apoiar a sua transformação em fornecedores de serviços de mobilidade inteligente. Com a Microsoft Connected Vehicle Platform, a nossa missão é ajudar as empresas a acelerar a entrega de experiências de mobilidade conectadas seguras e personalizadas. Usando a MCVP, a Bridgestone criou o Sistema de Monitorização de Danos nos Pneus, que oferece uma contribuição notável para a segurança nas estradas e prova como a colaboração entre os líderes da indústria pode desbloquear novas oportunidades de negócios pela frente”, afirma.