Produzido em Portugal pela CaetanoBus, o autocarro a hidrogénio H2.City Gold será entregue ao projeto alemão eFarm, que visa incentivar a mobilidade sustentada com recurso ao hidrogénio ao longo dos próximos anos.

No final de 2020, o projeto eFarm irá receber duas unidades do H2.City Gold, em Niebüll, na Alemanha, de modo a cumprir um dos seus objetivos mais ambiciosos: o desenvolvimento de uma rede de hidrogénio com origem em energias renováveis, que inclui a produção, transformação e distribuição do hidrogénio para frotas de veículos ligeiros e pesados.

Os autocarros H2.City Gold produzidos pela CaetanoBus irão circualr em várias linhas operadas pela empresa Autokraft GmbH, uma empresa do grupo Deutsche Bahn AG (DB).

Sem qualquer emissão poluente decorrente da condução, o H2.City Gold está equipado com uma comprovada célula de combustível da Toyota, apregoando uma autonomia em torno dos 400 quilómetros com um único abastecimento, o que garante uma operação flexível para os seus operadores.

Componentes como os tanques de hidrogénio, as baterias e a célula de combustível, que estão localizados no tejadilho, permitem um piso rebaixado e uma otimização do interior do veículo, tornando-o mais espaçoso a bordo. Para aumentar o conforto de todos os ocupantes, os veículos estão também equipados com um eficiente e moderno sistema de ar condicionado, com bomba de calor. No lado da segurança, o autocarro conta com sensores de colisão e de fuga de hidrogénio pelo que, em caso de acidente, o fluxo de hidrogénio é cortado dos tanques.

“Esta encomenda é um passo importante para a concretização do maior projeto de mobilidade a hidrogénio verde na Alemanha – o eFarm. O projeto cooperativo, no qual estão envolvidos 20 parceiros regionais, incluindo reservas de energia solar e eólica, além de serviços públicos, foi iniciado pela GP JOULE em 2017. Uma infraestrutura de produção e fornecimento de hidrogénio para frotas de veículos está a ser desenvolvida”, começa por referir Ove Petersen, CEO do GP Joule.