O pequeno Tesla Roadster afigura-se como uma afirmação simbólica do empenho da Mattel numa atividade sustentada, anunciando o seu compromisso de produzir todos os carrinhos ‘die-cast’, conjuntos de jogos e embalagens da Matchbox com plásticos 100% reciclados, recicláveis ou de base biológica até 2030.
Ao mesmo tempo, a companhia irá apresentar brinquedos elétricos que permitirão juntar as crianças aos veículos que veem e que conhecem, direcionando-as para um futuro mais ecológico. Nesse sentido, o Matchbox Tesla Roadster ‘die-cast’ tem 62,1% de zinco reciclado, 1% de aço inoxidável e 36,9% de plástico reciclado, abrindo caminho para carrinhos, conjuntos de jogos e embalagens mais sustentáveis, no âmbito da missão “Dirigir em direção a um futuro melhor”. O novo Tesla à escala estará disponível a partir de 2022 em Portugal.
Vendendo mais de 40 milhões de carrinhos ‘die-cast’ anualmente, a Matchbox decidiu reinventar-se e introduzir, em diversos mercados da Europa, em 2021, novas linhas de produtos e embalagens de miniaturas de fabricantes europeus como a Audi, Mercedes-Benz, BMW, Jaguar, Porsche, Lamborghini, Fiat, Land Rover, Renault, entre outros. Outras marcas, como ao Toyota e Nissan, também terão os seus elétricos representados.
Comprometeu-se também a utilizar materiais mais ecológicos, facilitar o processo de reciclagem com a ajuda do design do produto e da sua rotulagem e promover a evolução no processo de ‘die-casting’, mantendo os detalhes e a qualidade. Ao mesmo tempo, pretende transmitir igualmente uma outra noção de brincar associada à sustentabilidade, com a representação de veículos elétricos no seu portefólio, à introdução de carregadores de veículos elétricos em conjuntos de jogos de postos de combustível.
“A marca compromete-se a utilizar plásticos 100% reciclados, recicláveis ou de base biológica para contribuir para a extinção dos crescentes problemas ambientais que enfrentamos hoje e para capacitar a próxima geração de fãs da Matchbox a lutar por um future mais sustentável”, refere Roberto Stanichi, responsável global de Veículos da Mattel.Além das embalagens sem plástico e do investimento em plásticos reciclados, recicláveis e de base biológica, a marca tem previstas diversas ações para promover a reciclagem adequada e reduzir o desperdício, co ma utilização de peças recicláveis e eletrónicas facilmente removíveis nos conjuntos de jogos, consolidando-os num único módulo facilmente removível, para ajudar a tornar o processo de reciclagem de lixo eletrónico mais fácil ou através de aplicação do rótulo “How 2 Recycle” no sentido de orientar os consumidores no momento de se desfazerem dos materiais do packaging.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.