Carros da Volvo vão ter velocidade máxima limitada

04/03/2019

Empenhada em travar as fatalidades a bordo dos seus automóveis, a Volvo anunciou que os seus veículos novos lançados a partir de 2020 terão um limite de velocidade de 180 km/h.

A marca sueca, que tem sido apontada como uma pioneira no âmbito da segurança automóvel, tem como meta impedir que os ocupantes dos seus veículos sofram lesões fatais devido a acidentes, pelo que a limitação da velocidade é uma medida que aborda esta temática pelo lado do condutor.

De acordo com um comunicado da marca, uma pesquisa da Volvo Cars identificou a velocidade como um dos fatores que mais tem influência no decorrer de um acidente, pelo que a instalação de limites de velocidade nos carros da marca procura limitar essa circunstância.

“A Volvo é uma líder na segurança: sempre fomos e sempre seremos. Por causa da nossa pesquisa sabemos quais são as áreas problemáticas no que toca a colocar um ponto final nas lesões graves e fatalidades a bordo dos nossos carros. E enquanto um limitador de velocidade não é uma cura para tudo, vale a pena fazê-lo se acharmos que podemos salvar nem que seja uma vida”, referiu Hakan Samuelsson, presidente e CEO da Volvo.

Mas em cima da mesa estão ainda outras possibilidades envolvendo a conectividade digital, como a limitação de velocidade em redor de escolas e hospitais de forma automática a partir de ferramentas de georreferenciação. Ou seja, a partir de dados de GPS o veículo poderia limita automaticamente a velocidade máxima.

“Queremos dar início a uma discussão se os fabricantes de carros têm o direito ou talvez uma obrigação de instalar tecnologia nos carros que possa mudar os hábitos dos condutores, para ter em conta coisas como o excesso de velocidade, condução alcoolizado ou distração”, acrescentou Samuelsson, acrescentando que “não tenho uma resposta firme a esta questão, mas acredito que devemos assumir a liderança na discussão e ser pioneiros”.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.