O modelo alemão traduz sempre importantes avanços em termos tecnológicos e, da geração entre 2003 e 2010 (E60/E61), existem exemplares com valores em redor dos 15 mil euros. Mas, com um pouco mais de pesquisa, da geração anterior, também há modelos com valores acessíveis.
Opel Insignia (2008-2017)
Sucessor espiritual do Vectra e do Omega, o Insignia veio preencher uma lacuna na marca alemã, com modelos dos primeiros anos disponíveis por um valor em redor dos 10 mil euros. Não sendo um automóvel completamente de luxo, assume um posicionamento interessante para a Opel e pode ser uma proposta singular.
Jaguar XF (2008-2015)
Desenhado por Ian Callum, o XF representou o regresso em força e estilo ao mercado das berlinas Premium executivas, propondo conforto e luxo, a par de dinamismo com pergaminhos da Jaguar. Os exemplares dos primeiros anos situam-se num intervalo em redor dos 20 mil euros.
Mercedes-Benz Classe E (2010-2016)
A imagem diz tudo: um avião particular e um Classe E da geração W212, ou seja, de 2010 a 2016, representam luxo. Sempre pensado como uma incubadora de novas tecnologias para a marca, o modelo alemão pode hoje ser encontrado à venda por um valor em redor dos 18 mil euros, embora seja nas motorizações mais acessíveis.
Porsche Boxster (1998-2005)
O sonho de ter um Porsche ao alcance de um maior número de pessoas. A marca alemã lançou o Boxster e, com ele, a ambição de ter um modelo da marca germânica ficou mais perto. Hoje, é possível encontrar unidades das duas primeiras gerações a um preço abaixo dos 25.000 euros, com exemplares em redor até dos 17 mil euros (estes de 1998).
Audi A6 (2004-2011)
Esta geração do A6 mereceu rasgados elogios pelo conforto e pela tecnologia a bordo, sendo fácil de encontrar unidades deste A6 mesmo abaixo dos 10 mil euros, num intervalo que chega a um patamar em torno dos 20 mil (aqui cruzando-se já com as versões de acesso da geração seguinte).
Alfa Romeo 159 (2005-2011)
Sucedeu ao 156 e recolocou a Alfa Romeo num patamar de destaque no segmento, brandindo a tradicional aura de dinamismo e elegância dos italianos. Hoje em dia, pela sua raridade, assume-se como uma proposta ambiciosa e que pode destacá-lo da multidão. Os valores deste modelo rondam os 12 mil euros.
Volkswagen Phaeton (2002-2016)
Uma limusina criada por desejo de Ferdinand Piech, antigo CEO da marca. Com dimensões avantajadas e funcionalidades tecnológicas avançadas, contava com suspensão pneumática continuamente adaptável para conforto extremo e outros elementos, como o ar condicionado de quatro zonas. Entre os critérios de desenvolvimento, deveria ser capaz de cumprir um dia inteiro a 300 km/h com temperatura exterior de 50ºC mantendo o interior a mais agradáveis 22ºC. Com um preço elevado, o Phaeton não se revelou um sucesso. Hoje, encontram-se no mercado de usados a preços que se iniciam nos 12 mil euros.
A indústria automóvel é um ciclo constante de renovação e de novidades tecnológicas, com as marcas a aproveitaram o lançamento de novas gerações para a introdução de novidades estéticas e tecnológicas que os tornam mais evoluídos e, tendencialmente, luxuosos.
Mas, com o passar dos anos e com o surgimento de novos modelos, também eles vão depreciando em termos de valor, o que quer dizer que podem representar uma boa oportunidade para quem procura qualidade elevada a custo acessível.
Com base numa das plataformas de mercado de veículos usados, pesquisámos alguns automóveis que podem ser bons negócios.
Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.