M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Nos Estados Unidos, há quase um século que existe uma tradição de fazer corridas de arranques. Esta subcultura começou como uma série de provas ilegais e informais onde pilotos amadores modificavam os seus próprios caros para extrair mais potência, mas hoje em dia são um desporto profissional com um nível de tecnologia elevado. Até carros elétricos já participam, eliminando o ruído mas mantendo os rápidos arranques, como é o caso deste Chevrolet Camaro eCOPO, o primeiro dragster elétrico da marca americana.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Chevrolet Camaro elétrico presta homenagem ao COPO Camaro de 1969, um carro construído de raiz pela Chevrolet, que dominou as divisões de dragsters derivados de estrada durante muitos anos. Agora, o eCOPO Camaro está pronto para bater novos recordes nos 400 metros, equipado com dois motores elétricos BorgWarner que lhe garantem uma potência de 700 cv, ou seja, é 50 cv mais potente que o topo de gama, o Chevrolet Camaro ZL1.

Como é hábito neste tipo de competições, a potência é transmitida por uma transmissão automática ao eixo sólido das rodas traseiras, que garante mais estabilidade em linha reta, pois aqui não é preciso curvar. A bateria é composta por quatro módulos de 200 volts, que representam um peso de 315 kg, necessitando de algum cuidado na sua distribuição, para garantir que consegue fazer os arranques sem perder tempo à conta do peso adicional. Estas baterias funcionam com um carregador de alta velocidade, necessário para cumprir os prazos de alinhar à partida nas eliminatórias das corridas de dragsters.

A Chevrolet espera que o eCOPO Camaro abra um novo mercado nos Estados Unidos, onde o aftermarket tem muita força. Os seus motores “crate” V8, que podem ser comprados por particulares e instalados em qualquer oficina independente, vão ter a companhia dos primeiros “crate” elétricos, em que qualquer piloto amador pode comprar este motor elétrico e colocá-lo no lugar do motor a gasolina. E os 700 cv prometem agradar a qualquer fã do Chevrolet Camaro.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.