Para reforçar o seu empenho na mobilidade elétrica, a Citroën anunciou que irá fazer a travesseia do deserto do Sara com um elétrico em 2022, repetindo dessa forma uma façanha que, nessa data, fará 100 anos: a primeira travessia do Saara a bordo de um automóvel.

A intenção de fazer uma travessia eletrificada no deserto foi anunciada na mais recente edição do Rétromobile, em Paris, no qual está presente uma réplica do Scarabée d’Or, modelo criado no século passado para levar a cabo uma perigosa e exigente travessia do Saara em 1922.

Com a denominação Ë.PIC, o ato da marca francesa procura promover a mobilidade sustentável, mesmo nos locais mais inóspitos como o deserto, assinalando também o centenário da travessia original. Está previsto para os dias entre 19 de dezembro de 1922 e 7 de janeiro de 2023.

Ao todo, na comitiva, estarão três tipos de veículos que simbolizam o passado, presente e o futuro: duas réplicas da primeira travessia, o Scarabée d’Or e o Croissant d’argent (ainda por produzir),veículos elétricos de gama de produção em série da Citroën de 2022 e um concept 100% elétrico da Citroën a ser apresentado em breve.

A marca pretende percorrer a rota histórica inaugural, ou seja, um total de 3170 quilómetros em 21 dias, embora procedendo a ajustes necessários para evitar locais de instabilidade geopolítica.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.