M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
De vez em quando aparecem leilões carros que tiveram donos famosos ou influentes nas suas áreas. Qualquer Rolls-Royce arrisca-se a ter um proprietário que deixou a sua marca no mundo, e este Silver Cloud II de 1960 não é exceção, já que o carro foi encomendado e personalizado de acordo com as especificações do príncipe Chula Chakrabongse, membro da família real da Tailândia, que também foi piloto de automóveis e geriu a carreira do seu primo Birabongse “B. Bira” Bhanuban, o primeiro piloto tailandês de Fórmula 1.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Como era seu hábito, Chula encomendou este carro na cor azul, selecionando opções habituais para o Silver Cloud em 1960, como ar condicionado, direção assistida, teto de abrir e vidros elétricos. O habitáculo recebeu acabamentos exclusivos, com revestimentos em pele azul, um bar de champanhe, tapetes confortáveis, cintos de segurança em todos os bancos e um conjunto de seis malas na bagageira. O carro foi entregue a Chula pelo concessionário de Londres a Chula, onde residia o príncipe da Tailândia.

O Rolls-Royce Silver Cloud foi lançado no mercado em 1955, numa fase em que a marca britânica tinha assumido o controlo da sua rival Bentley e apropriado a técnica desta. Era geralmente reconhecido que a Bentley fazia carros melhores antes da Segunda Guerra Mundial, mas perdia dinheiro constantemente. O chassis e partes da carroçaria eram derivados do Bentley S2, e em 1959, quando foi transformado em Silver Cloud II, passou a usar o novo motor V8 de 6,2 litros da Bentley, necessário para lidar com os 2100 kg deste carro de 5,38 metros de comprimento.

O antigo Rolls-Royce do príncipe Chula vai ser vendido pela casa britânica de leilões Coys, especializada em automóveis clássicos, no próximo sábado, e espera-se que o carro venda por um valor entre as 65 e 85 mil libras (84 a 97 mil euros).

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.