M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Imagine um encontro para automóveis clássicos da Porsche. Estão lá belíssimos exemplares restaurados do 356, 550 e 911, assim como algumas das máquinas que contribuíram para os maiores sucessos da marca em competição. De repente, aparecia à porta do circuito um grupo de tratores. O que é que a segurança vai fazer? Deixá-los entrar, pois esses tratores também Porsche estão lá para correr.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Este evento insólito teve lugar na pista de Laguna Seca, no sul do estado americano da Califórnia, onde foi organizada a sexta edição do festival Rennsport Reunion. Pela primeira vez, este evento teve a presença de um conjunto de tratores da marca Porsche-Diesel, que construiu uma gama completa de tratores de vários tamanhos, entre 1956 e 1963, quando a marca foi vendida à divisão de pesados da Renault.

Os tratores foram um dos eventos mais chamativos deste passado fim de semana, e tiveram até direito a uma corrida, mas devido à sua felicidade, nem sequer completaram uma volta, com a meta localizada entre a quarta e a quinta curvas. A partida foi feita como se fazia antigamente nas 24 Horas de Le Mans, quando os pilotos corriam para os carros, ligavam o motor e punham-se a caminho. O vencedor não importa, mas como piloto profissional da Porsche nas corridas de resistência, seria mau para as suas credenciais se o americano Patrick Long não fosse o vencedor.

De resto, estiveram presentes máquinas como o Porsche 959 que venceu o Dakar em 1986, exemplares do 917/10 e 917/30 que dominaram a Can-Am em 1972 e 1973, o Porsche RS Spyder que ganhou as 12 Horas de Sebring, vários 935 da equipa oficial em Le Mans e do campeonato IMSA, o novo 935 feito para homenagear o modelo original e o 919 Hybrid LMP1 Evo, evolução do carro que ganhou Le Mans em 2015, 2016 e 2017, que tentou a bater o recorde absoluto da pista de Laguna Seca, mas não conseguiu.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.