Redux BMW E30 M3: Um ‘restomod’ melhor do que o original?

18/03/2019

Dar vida moderna a um clássico automóvel é uma das tendências cada vez mais em voga na indústria automóvel, havendo quem queira manter as formas icónicas de um determinado carro, mas com as características e tecnologias de tempos modernos. Um dos exemplos dessa tendência é o da pequena companhia Redux, que apresentou um clássico BMW E30 M3 restaurado e ostensivamente modificado.

No total, o projeto relativo ao modelo da marca bávara terá uma produção de apenas 30 unidades, com a companhia a manter as formas mais quadrangulares do BMW, mas assumindo que, por outro lado, o E30 pode ser uma ‘tela em branco’ para expressar a individualidade de cada cliente. A pensar nisso, o veículo pode ser cedido pelo próprio cliente ou então delegar na Redux a tarefa de adquirir um modelo em bom estado. Nos EUA, conta com o auxílio do Enthusiast Auto Group, que atua como distribuidor, fornecedor de carros ‘dadores’ e parceria de logística.

Depois, o processo passa pela total remoção de componentes e reconstrução de forma artesanal, procedendo a acertos de chassis e à remoção de pontos de ferrugem, além de melhorar a rigidez torsional face ao modelo original. Neste sentido, a mecânica também é revigorada, com o motor de origem de quatro cilindros a ser modificado para uma cilindrada de 2.5 litros além de contar com novas árvores de cames e pistões provenientes da BMW Motorsport. A companhia oferece duas variantes desse motor com o nome de código S14 – uma atmosférica (tal como no original) e uma equipada com turbo-compressor que, de acordo com a Redux, não foi uma decisão “tomada de ânimo leve”.

“Embora proporcionando um aumento significativo na potência e no binário, foi também dada igual atenção à fiabilidade e eficiência. Trabalhando sobre a teoria de que este é seria um carro de desenvolvimento para as futuras gerações do M3, esta opção corresponde com a atual geração de motores BMW turbo, embora prestando também homenagem ao ingame motor ‘Megatron’ turbo de 1.5 litros e quatro cilindros M12/13 que foi campeão de F1”, refere a Redux.

Ainda na vertente técnica, o sistema de travagem é melhorado com componentes AP Racing com seis pistões e discos dianteiros de 330 mm e traseiros de 304 mm. A suspensão é especial, fornecida pela EXE-TC Competition com amortecimento ajustável em três vias (ou quatro opcionalmente). No interior, melhoria dos materiais, mas aumento da resistência torsional, podendo receber uma jaula de competição (inteira ou parcial) ou manter-se como de série.

Os preços não são revelados, mas atendendo à exclusividade do projeto devem rondar os muitos milhares de dólares.

Créditos das fotos: oficiais e @drewphillipsphoto.

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