A Daimler anunciou que vai proceder a uma alteração profunda na sua estrutura organizacional, dividindo as suas operações entre os segmentos de automóveis (Mercedes-Benz Cars & Vans) e pesados (Daimler Truck & Buses), procurando adaptar-se a um ambiente em constante mutação em matéria de eletrificação e conteúdos tecnológicos dos seus veículos. Nos planos hoje anunciados está ainda o processo de renomeação da Daimler em Mercedes-Benz.

A empresa alemã argumenta que esta é uma “simplificação da estrutura da Daimler em duas companhias fortes e independentes”, anunciando uma operação de ‘spin-off’ da área de negócio de camiões e autocarros, preparando também uma separação em bolsa, com a Daimler Truck a surgir sozinha para refletir o seu novo posicionamento.

“Este é um momento histórico para a Daimler. Representa o início de uma reformulação profunda da companhia. A Mercedes-Benz Cars & Vans e a Daimler Trucks & Buses são companhias diferentes com grupos de clientes, caminhos tecnológicos e necessidades de capital específicas. A Mercedes-Benz é a marca de automóveis de luxo mais valiosa do mundo, oferecendo os carros mais desejáveis aos clientes. A Daimler Truck fornece soluções de topo na indústria dos transportes e nos serviços aos clientes”, começou por referir o Presidente do Conselho de Administração da Daimler e da Mercedes-Benz, Ola Källenius.

“Ambas as companhias operam em indústrias que estão a enfrentar grandes mudanças tecnológicas e estruturais. Dado este contexto, acreditamos que serão capazes de operar de forma mais eficiente como entidades separadas, equipadas com forte liquidez financeira e livre das amarras de uma estrutura em conglomeração”, acrescenta.

Ao abrigo desta operação, está prevista a distribuição de uma parte significativa das ações da Daimler Truck pelos acionistas da Daimler, tendo essa divisão uma administração totalmente independente com um Presidente próprio numa estrutura corporativa diferenciada. A listagem da Daimler Truck na bolsa de Frankfurt deverá estar concluída até ao final de 2021.