Se há veículo com capacidade para ultrapassar os caminhos mais exigentes e chegar aos locais mais inóspitos, bem longe do asfalto, é este Praetorian Overlander, onde também pode cozinhar, dormir e morar…

Do fabricante checo Torsus chega-nos esta espécie de autocaravana radical, o Praetorian é a mais recente declinação do autocarro que a marca apresentou no ano passado, com lotação para 35 ocupantes e características de verdadeiro ‘offroad’, indicado para serviços de resgate e emergência nas florestas. A plataforma é exatamente a mesma, de origem MAN, e as dimensões exteriores são também são copiadas a papel químico: 8,4 metros de comprimento, 4,2 metros entre eixos, 2,54 metros de largura e mais de 3,5 metros em altura. A diferença é que no lugar de filas de bancos a perder de vista, este novo modelo tem espaço para configurar a gosto o seu próximo apartamento, onde não faltará cozinha, quarto de casal, casa de banho completa e uma área de refeições.

Quanto às capacidades para evoluir em todo o terreno, a Torsus não facilitou dotando o Praetorian de quatro rodas motrizes e caixa de transferências. Os ângulos específicos são também de verdadeiro ‘puro e duro’, com avantajados 38,9 cm de altura ao solo e 70 cm de capacidade de vau. Na lista de especificações há ainda pneus enormes especialmente desenvolvidos para a condução fora de estrada, os Michelin XZL TL (385/65 R22.5), montados em jantes de 22,5 polegadas.

O motor a gasóleo é um portentoso seis cilindros em linha, com 6,9 litros de capacidade, a debitar 240 cv e… 925 Nm. Apesar dos números impressionantes, esta autocaravana radical da Torsus não foi pensada para correrias. A velocidade máxima anunciada é de 177 km/h; os consumos, vorazes! O que explica o depósito XXL, com capacidade para 300 litros de combustível.

Na lista de equipamentos opcionais figuram itens como o ar condicionado para a secção posterior, assentos com suspensão pneumática para condutor e passageiro, sistema de aquecimento de águas a gás ou elétrico, painéis solares, sistema de entretenimento com televisão, DVD e outros gadgets. Tudo para a personalização a gosto de veículo que é produzido apenas por encomenda, com preços que arrancam nos 71.500 euros.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.