M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Depois dos automóveis de passageiros e dos transportes público, também as viaturas de trabalho estão a passar por um processo de eletrificação. As carrinhas que transportam o leite até casa das pessoa no Reino Unido já são elétricas, mas na Alemanha vão mais longe e uma proposta de uma universidade, chamada aCar, já está pronta para passar do projeto para a realidade, com a primeira viatura elétrica de trabalho produzida em série, pela Evum Motors.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O conceito de aCar foi proposto pela Universidade Técnica de Munique. Trata-se de uma viatura elétrica de trabalho, simples e barata de construir e extremamente versátil, mas que também possa atravessar terrenos difíceis. Desta forma, e apesar de consumir energia sem causar poluição, foi pensada para ser usada no continente africano, e não apenas na Europa. E embora a Evum Motors, empresa que vai produzir o aCar, seja baseada na Alemanha, os componentes foram pensados para poderem ser construídos no país onde vão ser usados, para redução de custo. No primeiro ano, a Evum pretende produzir mil unidades.

O aCar vai ser usado primariamente em terrenos agrícolas, mas também pode ser usado como ambulância ou veículo de emergência, para recolha de resíduos ou até para transporte de mercadorias com refrigeração. O veículo elétrico não vai ter quaisquer emissões poluentes ou ruído em funcionamento. Os motores elétricos deverão ser eficientes o suficiente para o aCar percorrer 100 a 200 km, a uma velocidade máxima de 60 km/h, mas pode aumentar a autonomia com um painel solar no topo da caixa de carga. Tração às quatro rodas garante que pode transportar uma carga máxima de uma tonelada em qualquer terreno.

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