Barco a hidrogénio chega a Lisboa antes de prosseguir viagem pelo mundo

19/09/2018

A aposta da Toyota nas energias alternativas não se fica apenas pelo asfalto. A marca nipónica é uma das que tem demonstrado o seu apoio ao Energy Observer, a primeira embarcação movida a hidrogénio e que está a cumprir uma viagem de circum-navegação.

Depois de partir de França, a embarcação com 30 metros de comprimento e 13 metros de largura movida a hidrogénio navega em águas lusas, permanecendo até dia 30 de setembro junto à praça do comércio. Antes de chegar a Portugal, o catamarã já passou por 13 portos de Itália, França, Espanha e Marrocos. No total, serão seis anos de viagem com passagem por 50 países e 111 portos.

Além disso, a equipa liderada por Victorien Erussard e Jérôme Delafosse também procura soluções para promover e liderar uma transição energética ecológica. Nesse sentido, no cerne deste projeto está o hidrogénio enquanto solução, sendo a principal razão para a participação da Toyota Motor Europe. O hidrogénio a bordo da embarcação, permite uma vantagem considerável em termos de peso (cerca de menos 50%) quando comparado a uma solução de armazenamento exclusivamente a baterias.

Utilizado como meio de armazenamento de energia, o hidrogénio é fundamental para ultrapassar a questão do fornecimento intermitente de energia, tanto em terra quanto no mar: para explorar a energia excedente e, assim, ampliar a autonomia das instalações móveis e estacionárias.

Muita da tecnologia presente no barco é assim inspirada no Mirai, o primeiro dos modelos a pilha de combustível da Toyota, que tem merecido um assinalável sucesso nos mercados onde é comercializado. Chegado ao mercado em dezembro de 2014, primeiro no Japão, rapidamente a produção esgotou, forçando a marca a aumentar o volume de fabricação desta berlina alimentada a hidrogénio.

A produção anual tem aumentado todos os anos, passando de cerca de 700 unidades em 2015, para cerca de 2000 em 2016, atingindo cerca de 3000 em 2017. O objetivo de vendas anuais da marca é de 30.000 veículos a pilha de combustível no ano 2020.

Após ter navegado junto a França e à Península Ibérica em 2017, a embarcação está a percorrer o mediterrâneo e irá para o norte da Europa em 2019. O Energy Observer tem por objetivo chegar a Tóquio a tempo do Jogos Olímpicos de 2020.

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