Covid-19: Índia melhora qualidade do ar com redução do tráfego automóvel

13/04/2020

Confinamento social, devido ao novo coronavírus, melhora a qualidade do ar de várias cidades da Índia, consideradas das mais poluídas do Mundo.

A diminuição do volume de tráfego automóvel, na Índia, devido ao novo coronavírus está a melhorar a qualidade do ar. Segundo a empresa suíça IQAir, quase metade das 50 cidades mais poluídas do mundo está na Índia, sendo a responsabilidade atribuída, sobretudo, ao grande número de veículos que circulam nas ruas sobrelotadas do país.

A melhoria deve-se ao facto de o primeiro-ministro, Narendra Modi, ter dito aos cidadãos para ficarem em casa, como forma de proteção contra a covid-19, vírus que já matou mais de 114.000 mil pessoas em todo mundo.

Na sequência do comunicado, perto de 75 distritos do país estão confinados, de modo a controlar a pandemia, o que contribuiu imediatamente para a melhorar a qualidade do ar, por exemplo, em Nova Deli, considerada pelos ambientalistas como a capital mais poluída do Planeta.

A título de exemplo, na segunda-feira (dia 6 de abril), o Índice de Qualidade do Ar (QA), na capital foi de 93, um valor moderado – é considerado “bom” quando o número fica abaixo de 50. Refira-se, a título de exemplo, que, em março do ano passado, a média de QA foi de 161.

Na capital financeira de Bombaim, os níveis estavam em 90, contra uma média de 153, em março de 2019.
O facto é ainda mais relevante, tendo em consideração que o ar tóxico da Índia matou 1,24 milhão de vidas em 2017, de acordo com um estudo da Lancet Planetary Health.

Para Gufran Beig, diretor de projetos da agência governamental de controlo ambiental SAFAR, a diminuição da poluição do ar deve-se, principalmente, a uma enorme redução do tráfego de veículos”.

O fenómeno tem mudado a paisagem da cidade. Os arranha-céus, sempre envoltos em fumo, encontram-se agora visíveis a olho nu. E vários moradores locais relatam que nunca viram tantas estrelas como agora.