Alexandra Beny
Alexandra Beny
Jornalista
Os canadianos pensaram numa solução para a redução do tráfego nas cidades e o resultado foi este: o EV Solo, um pequeno monolugar de três rodas, cuja aparência é estranha e algo retro. O desafio? Embarcar numa aventura nos Estados Unidos e tentar convencer os americanos a abandonar o conceito King-size.
Alexandra Beny
Alexandra Beny
Jornalista

A startup Electra Meccanica Vehicles Corp., cuja sede se situa em Vancouver, Canadá, recebeu recentemente o seu primeiro modelo de produção: o Solo, um triciclo elétrico produzido na China pela Zongshen Industrial Group. A meta está traçada nos 75 mil veículos elétricos vendidos. Numa primeira fase serão produzidos 5000 até ao final deste ano, 20 mil em 2019 e 50 mil em 2020. O primeiro já saiu da linha de produção.

“Este primeiro Solo será extensivamente testado e entregue ao seu primeiro cliente, dando início aos nossos esforços para começar a entregar milhares destes carros já no mês de setembro”, disse o CEO da Electra Meccanica, Jerry Kroll, em comunicado.

Por 15.500 dólares, o primeiro Solo ruma a Los Angeles a casa de um cliente anónimo, provavelmente cansado de ficar parado nos extensos engarrafamentos daquele Estado norte-americano. Contudo, não será a meta traçada pela marca canadiana demasiado ambiciosa? Tomar de assalto um mercado como o norte-americano não se antevê fácil. No país do king-size, o SUV é rei. Quanto maior, melhor. Mas, face aos graves problemas registados com os veículos de grande dimensão, o Solo pode ser uma solução. Principalmente para os condutores singulares.

Resta saber como se comporta em estrada e em que medida protege o condutor em caso de segurança. Quanto a números, a marca anuncia uma autonomia de 160 km e uma velocidade máxima de 130 km/h.