M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Para melhor imaginar o futuro, nada melhor que perguntar a quem vai viver nele. As Greenpower International Finals foram um evento que juntou mais de 10 mil estudantes do ensino básico, secundário e universitário de vários países, divididos por idades, que participam na prova com o objetivo de preparar ou construir um carro de corrida elétrico, colocando o conhecimento teórico aprendido na sala de aula numa aplicação prática.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

O Greenpower Challenge está dividido em três grupos, Fórmula Goblin, Fórmula 24 e Fórmula 24+. No primeiro, participam crianças com idades entre os 9 e os 11. Estes aprendizes de engenheiro recebem um kit que podem montar e afinar de modo a aprenderem como se tira melhor proveito da mecânica. No segundo participam jovens de 11 e 16 anos de idade. Embora possam participar com um kit, têm a hipótese de construir um carro de raiz, mas a organização fornece a bateria e os sistemas elétricos, por motivos de segurança. No último, aberto a jovens de 16 a 25 anos, estão finalistas de liceu, universitários, engenheiros recém-licenciados e estudantes de escolas técnicas, tendo que fazer todo o trabalho de planeamento e construção. Também podem participar equipas independentes e empresas privadas.

As finais tiveram lugar no circuito de Rockingham, na Inglaterra, onde chegaram 122 das 700 equipas participantes que se inscreveram originalmente, representando um plantel internacional. As Greenpower International Finals permitem às equipas participantes entrarem em contacto com a indústria automóvel, já que as marcas Ford e BMW e o construtor de baterias Siemens são patrocinadores do evento, colocando engenheiros à disposição das equipas participantes para aconselhar os participantes sobre como construir um carro competitivo.

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