Publicidade Continue a leitura a seguir

Pode viver nesta casa feita em impressora 3D sem nunca pagar eletricidade

Publicidade Continue a leitura a seguir

Construir uma casa custa muito dinheiro e demora muito tempo. Mas já existem alternativas, que passam por usar novas técnicas de construção que não só servem para baixar o preço como também permitem usar novos materiais que facilitam a vida dos ocupantes em termos energéticos. É o caso da PassivDom, uma proposta criada na Ucrânia mas construída nos Estados Unidos.

Existem dois modelos da PassivDom, uma com 38 metros quadrados, outra com 72. Ambas recorrem a fibra de carbono para a estrutura de base, com a estrutura e paredes construídas em impressora 3D. Tanto as paredes como os vidros asseguram um bom nível de isolamento térmico e contribuem para um nível de eficiência energética. Painéis solares permitem até tornar a casa independente em termos energéticos.

Os preços começam nos 64 mil dólares (54 mil euros) para a versão de 38 metros quadrados com painéis solares, mas é possível ligar a casa à rede pública de eletricidade. Também existem opcionais que permitem ter a casa com uma bateria que acumula energia suficiente para duas semanas, e até completamente mobilada.