Próxima geração do Porsche Macan será totalmente elétrica

26/02/2019

Tendo o facelift do Macan chegado recentemente aos concessionários da Porsche (na galeria acima), está já a ser preparada a próxima geração e um ponto é já garantido: o futuro Macan será elétrico, juntando-se assim ao Taycan, que chegará ainda este ano.

A decisão foi tomada pelo Conselho de Supervisão da marca alemã, com a sua produção assegurada para a fábrica de Leipzig, que está já a ser transformada para albergar a construção de veículos 100% elétricos. Será o primeiro SUV compacto da Porsche a contar com motorização elétrica, destacando-se por ser, igualmente, a primeira gama da histórica marca de Estugarda a substituir um modelo com motor de combustão por elétrico. Isto porque o Taycan e a sua derivação, o Taycan Cross Turismo, são dois modelos novos que se juntarão à gama atual no final do ano.

Tal como esse, o futuro Macan elétrico terá por base a plataforma Porsche Premium Platform Electric (PPE), desenvolvida em parceria com a Audi AG, recorrendo a tecnologia de 800 volts.

“A mobilidade elétrica e a Porsche seguem perfeitamente juntas, não apenas porque partilham uma abordagem altamente eficiente, mas especialmente pelo seu carácter desportivo”, referiu Oliver Blume, Presidente do Conselho de Administração da Porsche AG, acrescentando ainda que até 2022 serão investidos mais de seis mil milhões de euros em mobilidade elétrica e que, em 2025, metade dos modelos vendidos possam ser totalmente elétricos.

No entanto, o responsável máximo da Porsche garante que nos próximos dez anos serão trabalhados todos os conceitos de propulsão, incluindo motores a gasolina de maior eficiência, modelos híbridos Plug-in e desportivos totalmente elétricos. O Diesel, como já se sabe, deixou de constar da gama e dos planos da Porsche para o futuro.

A decisão de produzir a próxima geração do Macan em Leipzig foi tomada no início de julho do ano passado, mas agora foi anunciada a sua especialização em mobilidade elétrica com o intuito de transformar a Porsche numa marca pioneira neste âmbito. De forma a melhorar os processos de produção, a Porsche quer passar a produzir veículos elétricos numa linha de produção que já existe.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.