/Shuttles elétricos autónomos em funcionamento na zona metropolitana de Paris

Shuttles elétricos autónomos em funcionamento na zona metropolitana de Paris

Uma nova linha de shuttles elétricos autónomos foi inaugurada na região metropolitana de Paris Ile-de-France (Ilha de França).

Saint-Quentin-en-Yvelines é uma cidade nova e Comunidade de aglomeração de França, do departamento de Yvelines, na região de Île-de-France, na Região de Paris, a oeste de Versalhes.

Os bus vão funcionar na linha 490 e servir a estação ferroviária suburbana de Saint-Quentin-en-Yvelines-Montigny-le-Bretonneux, na linha ferroviária Paris-Brest, e vários parques empresariais locais na rede Île-de-France Mobilités.

A Île-de-France Mobilités, autoridade de transporte público da região, escolheu a empresa de transporte multimodal Keolis para operar a nova linha, a qual foi projetada para complementar o serviço de autocarro existente, fornecendo, desta forma, uma solução de “last mile” para a zona de emprego local.

Shuttles
Foto: C. Lauté/SQY

Até junho de 2022 (para já)

Desde 31 de março de 2021 a junho de 2022 (com uma possível extensão), três shuttles autónomos Navya irão operar entre o parque empresarial Pas-du-Lac, em Montigny-le-Bretonneux, e a estação de comboio de Saint-Quentin-en-Yvelines/Montigny-le-Bretonneux, ao longo de um percurso de 1,6 km, incorporando três paragens.

Shuttles
Foto: C. Lauté/SQY

Shuttles gratuitos

Apoiado por 2,4 milhões de euros em financiamento da Île-de-France Mobilités, o serviço é gratuito para todos os passageiros e opera de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 20h00.

Os shuttles funcionam a cada oito minutos na hora de ponta e a cada 17 minutos fora dos horários de pico.

Shuttles
Foto: C. Lauté/SQY

Cada autocarro elétrico autónomo pode transportar 11 passageiros sentados.

Um operador de segurança estará sempre presente no veículo, pronto a intervir caso seja necessário, em conformidade com a legislação em vigor.

Os shuttles atravessam cruzamentos movimentados graças à tecnologia a bordo de veículo (Vehicle to everything – V2X), que permite a comunicação com os semáforos.

“Gostaria de agradecer a todos os parceiros envolvidos neste projeto, que marca uma nova etapa na integração dos autocarros autônomos numa rede de transporte público existente. A Navya tem o orgulho de apoiar a Keolis neste projeto que ilustra perfeitamente o valor agregado de um serviço de mobilidade autónomo dedicado à primeira/última milha. Estou convencido de que novos testes semelhantes ao de Saint-Quentin-en-Yvelines serão realizados nos próximos meses, redesenhando os modelos de transporte de amanhã para o benefício das autoridades locais” – CEO da Navya, Etienne Hermite.

“Esta é a primeira experiência em parceria com a Île-de-France Mobilités que se realiza em condições reais com outros atores rodoviários. O que será interessante para nós será ver como é que este novo tipo de mobilidade se articula com outras formas de mobilidade no espaço público” – Jean-Baptiste Hamonic, vice-presidente de Saint-Quentin-en-Yvelines, responsável pelo pelouro da mobilidade.