Publicidade Continue a leitura a seguir

Táxis a hidrogénio vão invadir Paris

Publicidade Continue a leitura a seguir

A redução das emissões poluentes nas cidades não se pode fazer apenas com os automóveis particulares. Mesmo que estes representem a grande maioria dos veículos motorizados em circulação, a responsabilidade de manter a qualidade de ar também tem que ser passada para quem gere uma frota de transportes públicos. E a qualidade do ar promete melhorar com a nova frota de táxis movidos a hidrogénio, pois a Toyota vai colocar em atividade nas ruas de Paris um total de 600 exemplares do modelo Mirai, até ao final de 2020.

Os carros a hidrogénio não fazem qualquer poluição em andamento, pois o único elemento que emitem é vapor de água. Atualmente, já estão 100 Toyota Mirai a circular como táxis na capital francesa, e a marca japonesa vai fornecer mais 500 à STEP, a Sociedade de Táxis Eletrificados de Paris. O projeto tem o apoio da Air Liquide, que vai montar a infraestrutura e fornecer hidrogénio à nova frota de táxis, e da Idex, agência francesa de certificação energética. Estas três empresas formaram uma joint-venture para gerir a frota e o equipamento usado.

Desta forma, um número considerável de veículos eletrificados vai circular em Paris sem emitir poluição, reduzindo a acumulação de gases poluentes e de efeito de estufo. O uso de carros a hidrogénio na frota de táxis é mais eficiente que o de automóveis elétricos ou híbridos com baterias recarregáveis. Em termos de reabastecimento, o Toyota Mirai pode ser reabastecido em poucos minutos, ao contrário dos carros elétricos, que ainda necessitam de horas para chegar a uma carga completa. Com estes 600 carros em circulação, a STEP tem como objetivo fazer com que todos os táxis parisienses emitam zero poluição até ao início dos Jogos Olímpicos de 2024, que vão ter lugar na capital francesa.