Fuso eCanter feita em Portugal chega ao mercado e dá-se a conhecer em “tour”

10/04/2024

Um roadshow pelo país assinala a chegada ao mercado português da geração totalmente elétrica da Canter, fabricada no Tramagal, em Portugal. Saiba por onde vai andar a eCanter.

 

A Fuso eCanter, geração totalmente elétrica da gama Canter e fabricada em Portugal, no Tramagal, vai andar em tour pelo país, por ocasião do lançamento no nosso mercado.

Sabia que…
este ano, a fábrica da Mitsubishi Fuso Truck Europe, situada no Tramagal, onde é feita a Fuso eCanter, está a assinalar o seu 60º aniversário?

Lançado pela primeira vez no nosso país há 52 anos, a Fuso Canter já vendeu mais de 82 000 unidades a nível nacional, existindo mais de 15 000 em circulação. Atualmente, a Canter é líder da sua classe em Portugal, com cerca de 30% do mercado.

A Fuso eCanter pode ser vista nos concessionários da marca de norte a sul do país, onde estará presente em várias versões para test-drive, o que poderá ser interessante para empresas de distribuição e transporte.

Será uma boa oportunidade para conhecer aquele que é o primeiro veículo elétrico produzido em Portugal e que chega ao nosso mercado com mais de 20 versões, incluindo 4 opções de pesos brutos, 2 tipos de cabine, 6 distâncias entre eixos, 3 tipos de bateria e 2 níveis de potência.

Gama diversificada

A eCanter oferece uma escolha de seis distâncias entre eixos (entre os 2500 e os 4750 mm) e opções de peso bruto admissível entre as 4,15 e as 8,55 toneladas. Ao nível do motor elétrico, são disponibilizadas unidades de 150 cv (variantes com peso bruto de 4,15 a 6 toneladas) ou 175 cv (de 7,49 e 8,55 toneladas).

Consoante a distância entre eixos, estão disponíveis baterias com três níveis de capacidade distintas: S, M e L.

Estas baterias utilizam tecnologia de células de fosfato de lítio e ferro (LFP), que se caracterizam por uma longa vida útil e maior eficiência na energia utilizável, para o que contribui fortemente uma unidade motriz totalmente instalada no eixo traseiro, simplificando a cadeia cinemática.

A bateria da variante S apresenta uma capacidade nominal de 41,3 kWh e permite uma autonomia de até 70 km, enquanto a opção M ascende aos 82,6 kWh, com autonomia até 140 km. Por último, a variante L oferece uma capacidade nominal de 123,9 kWh e uma autonomia de 200 km, um valor que a marca refere estar “acima da distância habitualmente percorrida nos circuitos de distribuição ligeira”.

A unidade de carregamento suporta tanto corrente alternada (CA) como corrente contínua (CC). O Sistema Combinado de Carregamento CCS é o padrão, sendo as operações de carregamento possíveis com uma potência de até 104 kW.

O carregamento rápido CC (dos 20 até aos 80%) faz-se em aproximadamente 24 minutos (S), 26 minutos (M) ou 39 minutos (L). Já o carregamento CA (11 e 22 kW) demora entre quatro e seis horas, também em função da bateria.

Em Portugal, os preços começam nos 66.000€ da versão 4S15e com bateria S, indo até aos 126.500€ da 9C18e equipada com a bateria L, de maior capacidade.

Roadshow eCanter – locais e datas

• 4-14 abril: Autocávado, Póvoa de Varzim e Viana do Castelo

• 15-21 abril: Filinto Mota, Maia

• 22 abril-5 maio: Auto Reno, Paços de Ferreira

• 6-15 maio, CAM, Rio Tinto

• 16-26 maio: Rolcar, Vila Nova de Gaia

• 27 maio-5 junho, MCoutinho, Marco Canaveses e Vila Real

• 6-16 junho, Corvauto, Aveiro

• 19-28 junho, Carby, Faro e Portimão