Manutenção: Tesla a mais barata. Marcas alemãs, as mais caras.

25/04/2024

A Consumer Reports é uma organização norte-americana equivalente a uma associação de defesa do consumidor e dedicou-se, num dos seus mais recentes trabalhos, a estudar o setor automóvel e analisar os custos de manutenção e reparação dos automóveis de diferentes marcas.

 

Embora a análise tenha por base a realidade norte-americana (com marcas que não se vendem por cá), é sempre interessante ver os resultados de um comparativo que analisa os custos de oficina em intervenções programadas e não programadas, de todo o género de viaturas, elétricas e não elétricas, de um a 10 anos de antiguidade.

A Consumer Reports pediu, assim, aos membros dos seus Inquéritos Anuais Automóvel de 2023 que lhe dissesse quanto pagaram do seu bolso pela manutenção e reparações durante os 12 meses anteriores.

“A diferença na manutenção de um automóvel entre algumas marcas pode ser de milhares [de dólares] num período de 10 anos”, afirma Steven Elek, responsável do programa de análise de dados automóveis da Consumer Reports. “Além disso, os veículos de luxo dispendiosos são muitas vezes bastante caros de manter ao longo do tempo.”

Ao comparar os custos acumulados por marca para os anos 1 a 5 e 6 a 10, a Consumer Reports refere que a Tesla foi a que apresentou os custos de manutenção mais baixos. No extremo oposto da classificação, vários fabricantes de automóveis alemães estão agrupados como as marcas mais caras, nomeadamente Audi, BMW, Mercedes-Benz e Porsche.

A TESLA, MARCA 100% ELÉTRICA, SURGE COMO A QUE MENOS CUSTOS DÁ AOS SEUS UTILIZADORES

“Conhecer os custos de propriedade típicos de cada marca pode ajudá-lo a poupar dinheiro a longo prazo, evitando surpresas”, afirma a Consumer Reports.

Para esta organização, “compreender como esses custos diferem por marca pode ajudá-lo a planear as despesas com o seu automóvel atual e a orientar a sua próxima decisão de compra”.

As contas da Consumer Reports para os custos acumulados dos anos 1 a 5, dos anos 6 a 10 e os custos totais para 10 anos foram colocadas neste gráfico. As marcas estão ordenadas pelos custos totais a 10 anos.

[clique para aumentar imagem em baixo]