Museu do Caramulo prolonga exposição “João de Lacerda: O Coleccionador Visionário”

04/05/2024

Depois do enorme sucesso alcançado pela exposição temporária “João de Lacerda: O Coleccionador Visionário”, que já recebeu mais de 15.000 visitantes desde a sua abertura em Outubro do ano passado, o Museu do Caramulo acaba de anunciar o seu prolongamento, ficando a mesma patente até 19 de Maio de 2024.

 

Com “João de Lacerda: O Coleccionador Visionário”, os visitantes têm acesso à história daquele que, enquanto entusiasta, via na sua paixão pela velocidade um elemento que apenas tinha paralelo no apreço pela história do automóvel e dos seus protagonistas.

De facto, não é possível compreender a colecção automóvel do Museu do Caramulo sem conhecer um pouco da história do seu fundador. Desde cedo, o jovem médico especializado em pneumologia tornou-se exímio a combinar as suas responsabilidades profissionais com a actividade automobilística. Foi piloto aos fins-de-semana, em rampas, ralis e circuitos, sempre com automóveis provavelmente demasiado modestos para as suas capacidades de volante.

Participou regularmente em provas míticas como as Mille Miglia e o Rallye de Monte-Carlo, em muitas ocasiões, como único representante português, conseguindo resultados que mostravam o seu talento inato. Quando as obrigações familiares lhe impuseram outras cautelas, dirigiu o seu entusiasmo para os automóveis antigos. Em 1955, comprou, num impulso, um Ford T abandonado, que restaurou cuidadosamente. Foi o primeiro da futura colecção – a sua – o complemento perfeito para a obra que o seu irmão Abel lhe deixou para concluir. Foi precisamente com este momento visionário que daria início ao fenómeno do coleccionismo ligado a veículos e à mobilidade, em Portugal, e cuja história é possível contemplar não apenas em “João de Lacerda: O Coleccionador Visionário”, mas também no âmbito da colecção permanente do museu.

Apesar da previsão de encerramento já no próximo dia 5, a exposição fica, desta forma, patente por um prazo prolongado em duas semanas até ao dia 19 de Maio, podendo ser visitada no horário de verão habitual do Museu do Caramulo.