Publicidade Continue a leitura a seguir

Tesla em Portugal: Tudo o que precisa de saber

Vendas a crescer: Em 2016, a Tesla alcançou um total de 76.230 veículos vendidos a nível global, falhando por pouco o objetivo auto-proposto de 80.000 unidades. Contudo, este será um valor que a marca vai bater em breve com a chegada do Model 3, que irá situar-se como um elétrico para 'as massas' e rival dos Premium médios como o Audi A4, BMW Série 3 e Mercedes-Benz Classe C.
Encomendas: Até junho, as encomendas irão decorrer online, a partir de onde os clientes poderão escolher e definir os equipamentos dos dois modelos atualmente em comercialização, o Model S e o Model X. O primeiro é uma berlina com preços a partir dos 76.000 euros (Model S 60) e o segundo um SUV de grandes dimensões com custo base de 107.000 euros (Model X 75D).
Caça-superdesportivos: A versão mais potente do Model S, denominada P100D, conta com uma potência de 762 CV e uma autonomia superior a 600 quilómetros (disponível por 163.000 euros). Para os seus clientes, igualmente importante é o tempo de aceleração dos 0 aos 100 km/h, que é de 2,7 segundos, rivalizando com os modelos da Ferrari, Lamborghini e McLaren. Músculo americano à 'moderna'.
Tempo de espera: Depois de escolher todos os parâmetros, terá um período de espera entre três e quatro meses, com o carro a ser entregue em Lisboa, de onde será gerida a operação da marca em Portugal. Os testes com potenciais clientes vão ter lugar a partir de hotéis na capital.
Autonomia: A Tesla conta ter três supercarregadores em Portugal até ao final do segundo semestre deste ano. Na prática, os supercarregadores permitem recarregar até 270 quilómetros adicionais de autonomia em cerca de 30 minutos. A rede pública de carregamento também é de fundamental importância, sobretudo os postos rápidos. Lembre-se que todos os postos servem para carregar os Tesla embora os supercarregadores ofereçam maior velocidade no processo.
Incentivos: A chegada da Tesla Inc. a Portugal procura capitalizar igualmente com a política de incentivos fiscais atualmente em vigor no nosso país, sobretudo no que diz respeito às grandes empresas. A isenção do Imposto sobre Veículos (ISV) e do Imposto Único de Circulação (IUC) e a vantagem em termos de tributação autónoma são argumentos apresentados pela marca americana.
Asas de Falcão: O Tesla Model X apresenta um formato mais semelhante ao de um SUV, com linhas dinâmicas e um toque distinto ao abrir as suas portas ao estilo de 'falcão'. O interior é facilmente reconfigurável e uma das suas mais-valias é a capacidade da bagageira. O mais potente, também de sigla P100D, tem a mesma potência de 762 CV do Model S equivalente e um custo mais avultado acima dos 150.000 euros.
Model 3: A futura berlina compacta teve o condão de mexer – e muito – com o setor automóvel, protagonizando aquela que foi a mais bem-sucedida entrada no mercado (virtual) na história do automóvel, muito potenciada pela Internet. Assim que foram reveladas as primeiras imagens e detalhes, as encomendas atingiram valores recorde, estando atualmente acima das 400.000. Cada ação de reserva deste modelo implicava um depósito de 1.000 dólares. A produção arrancará no final deste ano, as entregas em 2018, mas à Europa apenas deverão chegar modelos no final de 2019 dada a lista de espera. O custo ambicionado para esta berlina é de 35.000 euros.
Garantia: Os Tesla comprados em Portugal de forma oficial terão garantia e acompanhamento técnico especializado. Uma forma de garantir paz de espírito aos clientes da marca. Os modelos têm uma garantia de quatro anos ou 80 mil quilómetros, enquanto as baterias e os motores têm uma garantia maior de oito anos sem limites de quilómetros independentemente dos ciclos de carregamento.
'Vai ser enorme': A Tesla conta com uma 'gigafábrica' nos EUA, mas tem em vista a construção de uma unidade idêntica na Europa. Portugal é um dos candidatos a receber esta infraestrutura, mas também existem outros países interessados, como Espanha, França ou a Lituânia. A corrida ainda parece estar a decorrer para garantir a infraestrutura, mas Portugal quer fazer chegar o seu interesse a bom porto graças ao grupo do Facebook.

Publicidade Continue a leitura a seguir

A Tesla chegou finalmente a Portugal de forma oficial. Após anos de insistência por parte dos entusiastas portugueses da marca, Elon Musk, fundador daquela que é uma das maiores empresas tecnológicas mundiais, acedeu aos pedidos e estabeleceu uma base operacional no nosso país, para já apenas com encomendas online, mas em junho com o seu primeiro concessionário.

Através do nosso guia informativo rápido pode ver respondidas algumas das principais dúvidas acerca do ingresso em Portugal da Tesla. Pode ler o nosso artigo da apresentação da marca no nosso país e ficar a conhecer também as declarações de Jorge Milburn, diretor da marca para a Península Ibérica.