Recordam-se da expressão popular que diz, “se todos gostassem do azul, o que seria do amarelo?”. Pois, no caso no Juke, a Nissan inverteu a ordem do ditado. Através de um estudo, chegou à conclusão de que o exterior amarelo é aquele que mais forte bate no coração dos clientes e fãs do crossover nipónico. “Coitado do azul”, pode dizer-se.
Na apresentação internacional, realizada em Barcelona, o “regresso do amarelo”, que tantas paixões despertou, foi tema (e cor) dominante. Vejamos o que disse Arnaud Charpentier, vice-presidente da Nissan. “Quando introduzimos, pela primeira vez, a segunda geração do Juke, a pergunta que nos faziam com mais frequência era: ‘haverá um amarelo?”. Dito e feito. “Com uma procura tão clara por parte dos nossos apaixonados clientes do Juke, tivemos de ouvir. Aproveitámos a oportunidade durante o ciclo de vida do Juke para fazer algumas outras alterações que melhorariam o conforto, a conveniência e o ambiente geral de vida a bordo para condutores e passageiros”, acrescentou.
“Pintar a manta”
O novo amarelo tem um tom diferente do da geração anterior do Juke. Comparado ao oferecido no Juke anterior, o novo é um pouco mais claro, dando um visual mais moderno. Mas nem só de cores trata o Juke, versão 2024. Seria redundante focar toda a evolução na carroçaria do modelo, quando existem várias novidades no interior, espaço onde a marca também, pode dizer-se, “pintou a manta”, e ainda houve tempo para a adoção de uma estética mais desportiva, caraterizada pelo renascimento da variante N-Sport. Neste caso, o amarelo contrata com o preto no teto, rodas, espelhos retrovisores, inserções nas cavas das rodas, grade e pilares A e B. O resultado? Uma personalidade mais “atrevida” do Juke.
O habitáculo espelha o mesmo efeito preto/amarelo, sempre presente em vários componentes a envolver o painel de instrumentos e o ecrã central do sistema de infoentretenimento com 12,3 polegadas. O interior beneficia de novos materiais e acabamentos melhorados. Além disso, a conectividade foi atualizada. O novo painel de instrumentos é totalmente digital e existem ligações ao dispositivos como Apple CarPlay e Android Auto, sem fios. Tanto na variante N-Sport, como nas restantes (N-Connecta, N-Design e Tekna) existem novos e tecidos, sempre com o objetivo de melhorar o conforto.
Gasolina e híbrido
Ainda sem preços nem data de chega ao mercado nacional (devendo estar para breve), o Juke será produzido na fábrica da Nissan, em Sunderland, local onde foram construídas mais de 1,3 milhões de unidades desde o lançamento do original em 2010. O crossover ocupará uma segunda linha de produção, juntamente com o Qashqai.