M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador
Há um país na Europa onde os automóveis elétricos são os preferidos do público. E esse país é um produtor de petróleo. Mesmo assim, os automobilistas preferiram apostar numa tecnologia mais limpa. Em 2018, na Noruega, um em cada três automóveis novos foram completamente elétricos, e quase metade de todos os veículos de passageiros tinham algum tipo de eletrificação.
M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

De acordo com o OFV (Conselho de Informação para o Trânsito Rodoviário, em norueguês), um órgão de segurança rodoviária na Noruega, foram vendidos 147.929 automóveis novos neste país escandinavo em 2018, dos quais 31,2 por cento correspondem a automóveis elétricos. A estes junta-se uma grande percentagem de híbridos e plug-in, que fazem com que 49,1 por cento dos carros novos na estrada tenham alguma forma de eletrificação. Com 12.303 unidades novas, o Nissan LEAF foi o automóvel mais vendido na Noruega o ano passado, batendo o Volkswagen Golf (todas as versões) e o BMW i3.

O número de automóveis vendidos na Noruega caiu devido à introdução das novas normas WLTP, que retiraram alguns modelos temporariamente dos concessionários enquanto os construtores reviam a legalidade das emissões poluentes. Mesmo assim, o governo norueguês antevê que as vendas vão cair novamente em 2019, pois a Noruega poderá não ser um país prioritário para a introdução de novos modelos elétricos muito esperados pelo público, como o Tesla Model 3. O público norueguês não parece disposto a apostar em carros movidos a combustíveis fósseis como alternativa, pois a penetração do Diesel caiu dos 23,1 para os 17,7 por cento.