M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

As garrafas de plástico abandonadas são um flagelo ecológico, especialmente em países em vias de desenvolvimento, onde não é possível reciclar estes materiais com a mesma facilidade. Assim, este lixo acaba por ser deixado no solo ou na água, onde se decompõe em microplásticos, nocivos para a saúde de animais, que acabam por contaminar a cadeia alimentar.

M. Francis Portela
M. Francis Portela
Investigador

Com a perspetiva de mudar esta situação, surgiu Choose Water (ou Ch2oose Water), uma empresa britânica que está a trabalhar para reduzir o impacto ambiental do uso de garrafas de água, e cujos lucros vão ser divididos com a organização não governamental Water for Afica. A Choose Water pretende colocar no mercado uma garrafa de plástico biodegradável, necessitando de investimentos em pesquisa e na área da distribuição, que estão a ser financiados por uma campanha no site de crowd funding IndieGoGo, tendo já batido o objetivo inicial de 25 mil libras (28.500 euros) e ultrapassado as 32 mil (36.500 euros).

O material não é um verdadeiro plástico, pois não possui derivados de petróleo na sua composição, mas comporta-se como uma durante a sua vida útil como produto de consumo, e depois degrada-se em componentes não tóxicos, não deixando para trás micropartículas nem metais pesados. A garrafa em si é feita de papel reciclado coberto com uma tinta degradável. A tampa de aço decompõe-se em óxido de ferro, sem resultados negativos para o ambiente. E o interior é revestido com materiais naturais, embora a Choose Water não revele quais são, apenas afirmando que serão benéficos para o solo e água.