A vida de Enzo Ferrari foi pautada pelo sucesso e pelas suas conquistas, sobretudo no desporto automóvel, mas também teve momentos delicados. Conhecido pelo seu temperamento por vezes irascível, o fundador da Ferrari teve na década de 1950 uma das mais difíceis da sua vida – à morte do seu filho, Dino, somaram-se as dificuldades financeiras da marca italiana. Um desses anos, o de 1957, será agora transposto para o cinema, com Adam Driver a interpretar Enzo Ferrari no filme homónimo que estreia em Portugal a 4 de janeiro.

A vida de Enzo Ferrari é uma das mais debatidas, havendo diversas obras que abordam as façanhas do Comendador italiano. Porém, apesar de uma vida tão vasta, poucas foram as adaptações para o cinema, destacando-se, neste particular, o filme homónimo de 2003, realizado por Carlo Carlei e com Sergio Castellitto no papel de Enzo.

Porém, Hollywood também sentiu o ‘apelo’ do Comendador e, depois de muitos rumores, chega finalmente aos cinemas pela mão de Michael Mann, cineasta conhecido pelos seus filmes de ação, como a saga ‘Transformers’. Ação também não faltará no filme ‘Enzo Ferrari’, que chega a Portugal a 4 de janeiro, com Adam Driver (‘Star Wars’, ‘Silêncio’, ‘O Homem que Matou Dom Quixote’, etc) a assumir o papel principal.

A trama desenrola-se no ano de 1957, quando o fundador da Ferrari enfrenta um dos seus anos mais difíceis, depois da morte do seu filho Dino um ano antes, devido a uma doença degenerativa, mas também aos problemas conjugais com Laura, sua esposa. O surgimento de um filho ilegítimo fruto de uma relação com Lina Lardi acabou por ser o centro de outra guerra familiar.

Mas foi precisamente Piero Lardi Ferrari que ajudou à construção do enredo deste novo filme, com o filho de Enzo a confessar que a obra de Michael Mann replica mutios eventos de forma real, como explica em entrevista à própria marca italiana, que está também a abraçar a divulgação da película.

O ano de 1957 também foi escolhido por ser outro ano marcado por corridas difíceis e tragédias – enquanto na Fórmula 1 a equipa não estava no seu melhor, a aposta de Enzo recaiu nas 1000 Milhas, uma das provas mais relevantes da sua época, de forma a restaurar a sua glória. Porém, a competição que se desenrolava em estradas públicas foi marcada por um acidente grave, que será igualmente retratado também no filme, que conta ainda com a participação de Penélope Cruz, Patrick Dempsey e Shailene Woodley.