A Escócia aprovou uma lei que irá proibir o estacionamento em cima dos passeios, pretendendo com esta medida melhorar a segurança das pessoas com mobilidade reduzida, ciclistas e outros utilizadores da via pública.

A medida foi aprovada na semana passada pelo Parlamento da Escócia, na qual se pretende a abolição de todo o estacionamento em cima de passeios para assim melhorar a acessibilidade de utilizadores em cadeira de rodas, ao mesmo tempo limitando os danos causados pelos veículos aos próprios passeios.

Este novo conjunto de leis permite ainda a criação de zonas de baixas emissões nas quatro principais cidades com vista à redução das emissões locais e, com isso, melhorar a qualidade do ar. Por outro lado, a lei permitirá ainda melhorar a rede de transportes públicos, sobretudo a de autocarros.

Vão existir exceções, no entanto, para as autoridades – polícia, ambulâncias ou bombeiros, bem como autoridades militares ou da guarda costeira do Reino Unido –, para serviços de curta duração, como os correios, empresas de entregas de encomendas e recolha de lixo e, em última instância, para emergências médicas. A lei aponta ainda que não serão sancionados os eventos em que param no passeio devido a um problema mecânico ou acidente.

Apesar de ter sido aprovada, a lei ainda não tem uma data precisa para entrar em vigor.