Empenhada em expandir um segmento que está em franco crescimento na Europa, a Pirelli apresentou a segunda geração do seu pneu para todas as temporadas, o Cinturato All Season SF2 (acrónimo para Snowflake), criado para ser um fator contributivo para a paz de espírito do condutor ao cumprir com todas as legislações de inverno.

Se a pandemia de Covid-19 poderia ter causado algum constrangimento ao desenvolvimento de novos produtos, Francesco Sala, vice-presidente da Pirelli para a área da Produção, explicou em conferência de imprensa digital que, na verdade, foi o contrário. Recorrendo às ferramentas de simulação que utiliza para o desenvolvimento de pneus da Fórmula 1, modalidade na qual é fornecedora exclusiva e onde os testes são bastante restritos, a marca italiana conseguiu cumprir os seus prazos de desenvolvimento, ao mesmo tempo reduzindo igualmente a necessidade de testes em estrada aberta. Dessa forma, incrementou também a sua sustentabilidade.

Mas, no calendário de novidades, o Cinturato All Season SF2 assume-se como uma das propostas mais importantes da Pirelli para o mercado europeu, no qual espera que este segmento represente cerca de 20% de todos os pneus vendidos dentro de cinco anos, um aumento face aos 14% da atualidade. Para que tal aconteça, a marca reconhece que os pneus devem obedecer a uma faixa cada vez mais ampla de critérios de utilização, pelo que a conceção destes pneus contam com algumas inovações, a começar por aquilo que é a ‘banda de rodagem adaptável’: um sistema que usa o composto e o piso para maximizar a segurança e a versatilidade na condução.

Disponível em 65 combinações de medidas, de 15 a 20 polegadas, este novo pneu ‘abraça’ 95% do mercado europeu, indo ao encontro de especificações de carros de turismo e dos SUV mais recentes. A ideia por detrás deste pneu é que se adapte aos condutores maioritariamente vocacionados para trajetos urbanos em climas temperados para uma quilometragem anual a rondar os 25 mil quilómetros.

Multifacetado

Para distingui-lo, este SF2 conta com o símbolo ‘M+S’, juntamente com a marcação 3PMSF (floco de neve em formato montanha com três picos), que aponta para a sua adaptabilidade às condições de inverno e certifica a sua conformidade com a legislação europeia.

Em destaque neste pneu está o recurso a uma tecnologia de ‘pico duplo’ de aderência, que permite uma duplicidade de avanços na motricidade, com um ‘pico’ em pisos de neve e outro em condições de chuva, frio ou quente, embora com uma curva de motricidade mais uniforme do que noutros pneus do mesmo género, de acordo com a Pirelli.

Tal é permitido por uma inovação na forma de uma banda de rodagem adaptável às diferentes condições meteorológicas para uma mobilidade segura, um termo muito enfatizado por todos os responsáveis da marca ao longo da apresentação. Assim, no inverno, com baixas temperaturas, os sulcos da banda de rodagem permanecem abertos, para proporcionar uma melhor travagem na neve, ao mesmo tempo que se fecham na travagem em piso molhado e seco, pressionando os blocos e gerando uma melhor aderência.

Este sistema adaptável deriva da tecnologia 3D das ranhuras da banda de rodagem, que se fecham sempre que não há neve, transformando uma banda de rodagem de inverno num pneu equivalente ao de verão, permitindo melhor controlo do veículo em condições normais de chuva e em piso seco.

Além disso, o desenho das ranhuras laterais dispostos nas secções progressivas do pneu, em conjunto com o amplo canal central, garantem uma expulsão eficiente da água em caso de chuva, melhorando a segurança e a resistência à aquaplanagem. De acordo com a Pirello, cada pneu consegue retirar 14,2 litros do asfalto, ajudando a evitar as condições de aquaplanagem.

O composto também tem uma ‘vida dupla’: macio e adaptável ao frio e à chuva, rígido e estável em condições de piso seco. Isto deve-se aos componentes inovadores do próprio composto, que incluem polímeros bifásicos quimicamente ligados por partículas de sílica: um conceito que também oferece uma menor resistência ao rolamento, menor consumo de combustível e uma maior autonomia, no caso dos carros elétricos.

A este respeito, apelando a uma maior sustentabilidade (mais um termo muito utilizado ao longo da apresentação), o pneu All Season SF2 apregoa uma maior durabilidade e maior economia. O perfil e a estrutura, juntamente com a nova banda de rodagem e uma área de contacto uniforme, melhoram a condução e a vida útil do pneu em cerca de 50% em comparação com o Cinturato All Season Plus.

Em comparação com o pneu anterior, este novo oferece ainda mais 50% de autonomia, permitida também pela redução de 13% na dissipação da energia.

Maior economia e menor ruído

Além disso, de forma paralela, a nova geração do composto adaptável da banda de rodagem oferece também uma menor resistência ao rolamento em comparação com os seus principais concorrentes, numa avaliação comprovada pelos testes realizados pela instituição alemã de segurança rodoviária Dekra. A menor resistência ao rolamento significa um menor consumo de combustível e uma maior autonomia para os carros elétricos. Assim, somam-se ainda os benefícios em termos de sustentabilidade ambiental. Estas características fazem com que a maioria dos pneus da linha Cinturato All Season SF2 contenham, no seu rótulo, a classificação B na categoria de resistência ao rolamento.

Em matéria de sonoridade, o Cinturato All Season SF2 foi considerado por aquela mesma entidade, como o pneu mais silencioso da sua classe, numa comparação com os seus principais concorrentes.

Também anti-furo

Os Pirelli Cinturato All Season SF2 estão ainda disponíveis com tecnologias acessórias que permitem maior traquilidade perante cenários de furo. Uma delas é a Seal Inside (para alguns tamanhos), que permite que os condutores continuem as suas viagens mesmo com furos de até 4 mm. Um composto especial inserido no interior do pneu envolve rapidamente qualquer objeto que perfure a banda de rodagem, impedindo a fuga do ar e mantendo a pressão. Quando o objeto é removido, o composto cobre o orifício.

Além dessa, dispõe ainda de tecnologia Self-Supporting Run Flat, que melhora a segurança sem comprometer o desempenho, também está disponível como opção. O carro mantém-se estável mesmo quando a pressão dos pneus cai repentinamente, permitindo que os condutores continuem a conduzir durante 80 quilómetros, a uma velocidade máxima de 80 km/h. Graças a reforços especiais nas paredes laterais, estes pneus são capazes de suportar as cargas laterais e verticais no carro, mesmo sem pressão nos pneus.

A pensar na eletrificação

A pensar nos veículos elétricos e híbridos plug-in, o All Season SF2 foi pensado ainda em versão Elect, que conta com uma combinação de tecnologias, compostos, estrutura e um desenho da banda de rodagem idealizado para menor resistência ao rolamento para maximizar a autonomia. Ao mesmo tempo, produzem menos ruído, o que contribui para um aumento do conforto no habitáculo e oferecem uma aderência imediata para aproveitar a potência dos carros elétricos.

Este novo pneu chegará aos diferentes mercados europeus ao longo destes meses, com um preço ligeiramente superior ao de anterior geração.


A opinião de um campeão de F1

Para colocar à prova o novo pneu da Pirelli, a marca chamou o campeão do mundo de Fórmula 1 de 2016, o alemão Nico Rosberg, que ficou positivamente agradado com o desempenho do pneu, sobretudo em piso muito molhado.

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