Piloto experiente em competições de ralicrosse e ralis, Ken Block tornou-se popular, no entanto, pelas suas gincanas, vídeos arrojados em que leva os seus carros por locais inóspitos ou por circuitos pejados de ‘armadilhas’ que o levam a mostrar os seus dotes ao volante. Porém, Ken Block quer que a sua filha de apenas 13 anos possa também realizar algumas daquelas impressionantes manobras.

Numa espécie de atividade que reforça ainda mais os laços entre pai e filha, Block levou a sua filha, Lia, até ao Utah Motorsports Campus para ensiná-la a efetuar derrapagens controladas com estilo, usando para isso o mesmo Ford Escort Mk2 de 1978 preparado para competição (motor Millington atmosférico de 350 CV) que já utilizou nalgumas das suas mais recentes gincanas, autênticos sucessos de visualização online.

A jovem demonstrou empenho e compromisso logo desde o início, embora nem tudo tenha corrido bem de início. Ken Block enaltece, ainda, que Lia é uma boa aluna e também muito empenhada naquilo em que se compromete, estabelecendo dessa forma o pano de fundo para a sua aprendizagem.

Mas antes de chegarem ao Utah, a primeira missão de Lia foi mesmo a de aprender a conduzir um carro com caixa manual, o que a jovem fez ao lado do seu pai, num… Ford Focus RS de 350 CV e tração integral apenas três dias antes.

Dadas as circunstâncias, o desempenho final da jovem Lia pode considerar-se um sucesso.