Autoridades britânicas identificam condutor que ignorou as regras do confinamento e conduziu centenas de quilómetros para descansar da mulher e dos filhos.

Numa altura em que muitas famílias sofrem com o isolamento, também há quem, após alguns dias de quarentena, apenas queira ver os familiares… à distância!

Esta semana, a polícia britânica identificou o condutor de um BMW que interrompeu a quarentena, alegadamente, para descansar da mulher e dos três filhos. Ignorando as regras que limitam as viagens ao estritamente necessário, o homem conduziu centenas de quilómetros, tendo sido intercetado quando seguiu na autoestrada A30, perto de Launceston, na Cornualha.

A justificação insólita surpreendeu as autoridades, que não hesitaram em usar as redes sociais para partilhar a inesperada situação e apelar à prática do confinamento. “Levar o seu BMW para uma volta de 270 quilómetros para fazer uma pausa da sua esposa e três filhos não é uma deslocação essencial”, pode ler-se na publicação via Twitter.

Em Portugal, no âmbito do Estado de Emergência em vigor, apenas serão autorizados a deslocar-se os cidadãos que o façam ao abrigo das exceções previstas no Dever Geral de Recolhimento.

Entre estas, a aquisição de bens e serviços, deslocação para atividades profissionais ou equiparadas, procura de trabalho ou resposta a oferta de trabalho, deslocações por motivos de saúde, designadamente obtenção de cuidados de saúde e transporte de pessoas a quem devam ser administrados tais cuidados ou dádiva de sangue, deslocações para assistência de pessoas vulneráveis ou com deficiência, filhos, progenitores, idosos ou dependentes, deslocações para acompanhamento de menores entre outras.