Futuros elétricos da BMW sem medo das temperaturas negativas

26/03/2019

O ataque em força da BMW ao mercado dos elétricos está a ser preparado em temperaturas bem geladas. A nova gama de elétricos que a marca bávara está a desenvolver cumpre mais uma fase de testes de desenvolvimento na Suécia, em Arjeplog, onde muitos dos fabricantes avaliam o desempenho dos seus seus automóveis em condições extremas. Os elétricos não escapam ao mesmo tratamento e os futuros iX3, i4 e iNEXT já rolam na neve.

Recorrendo ao centro técnico da BMW naquele país, os novos modelos elétricos estão a ser testados em condições extremas, colocando à prova não só as características do motor elétrico e o desempenho das baterias e do restante sistema elétrico dos modelos, mas também os componentes de suspensão e as capacidades de tração e dinâmica naquelas estradas.

O primeiro dos três elétricos germânicos a chegar ao mercado será o iX3, já em 2020, seguido depois pelos i4 e iNEXT em 2021. Será com o SAV (Sports Activity Vehicle) que a BMW irá estrear o sistema elétrico eDrive de quinta geração, composto por um motor elétrico potente e uma bateria avançada que permitirá uma autonomia em redor dos 400 quilómetros, de acordo com o ciclo WLTP, e carregamento DC com capacidade até aos 150 kW. Será também o primeiro modelo produzido na China ao abrigo da joint venture BMW Brilliance Automotive.

Já o BMW i4 será proposto como um modelo mais desportivo, com formato de coupé de quatro portas, combinando eficácia com dinamismo e emissões zero. A tecnologia BMW eDrive para o i4 aponta para uma autonomia superior a 600 quilómetros e prestações superiores, como atesta a aceleração dos zero aos 100 km/h em apenas quatro segundos e uma velocidade máxima de 200 km/h. Este será produzido na fábrica da BMW em Munique, no início de 2021.

O terceiro dos modelos em testes é o iNEXT, com as dimensões de um SAV e sistemas para condução autónoma mais avançados (nível 3), além de novos patamares de conectividade e serviços associados, com uma autonomia de condução superior a 600 quilómetros. Será produzido em Dingolfing a partir de 2021.

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