A Tesla acaba de ganhar mais uma rival oriunda da China, com a Geely a anunciar a criação de uma nova marca, exclusivamente com modelos elétricos, denominada Geometry.

Criada pela gigante chinesa que tem já uma grande presença na indústria automóvel – detentora da Volvo, da Lotus, da Proton, da Lynk & Co e também de 50% da smart (em negócio recente com o grupo Daimler), a Geometry revelou também o seu primeiro modelo 100% elétrico, simplesmente agraciado com o nome A.

Equipado com baterias de iões de lítio fornecidas pela CATL, o Geometry A surge em duas versões que se diferenciam pela autonomia. A Standard tem uma capacidade de 51.9 kWh, enquanto a Long recorre a uma bateria de 61.9 kWh, em ambos os casos de iões de lítio. Na versão Standard consegue percorrer 410 quilómetros e na de longo alcance 500, embora estes valores digam ainda respeito ao antigo ciclo de medições NEDC. O carregamento de 30% a 80% demora cerca de meia hora, mas não indicou qual a velocidade a que esse se realiza. Já o consumo médio é de 13.5 kWh/100 km.

O motor elétrico debita 163 CV e 250 Nm de binário máximo, valores que o aproximam mais do bem-sucedido Nissan Leaf de nova geração do que de um Model 3 da Tesla. A aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em 8,8 segundos.

A marca garante que este modelo foi “desenhado para os clientes globais no Estúdio de Design de Xangai, num conceito que é ‘Multi-Dimensional, Fluido e Vivo’”, referindo-se às linhas minimalistas e às quais se deu particular atenção no aerodinamismo (o coeficiente de arrasto é de 0.2375 cd). O interior prima igualmente pela “elegância minimalista”, mas com elementos geométricos para não ser aborrecido, de acordo com a Geely. Adota, ainda, materiais ecológicos, como os tecidos dos bancos com certificação da União Europeia para conformidade até com a pele de bebés.

A companhia garante, ainda, que o A já conta com 27.000 encomendas, 18.000 das quais de clientes de outros mercados que não o chinês, como Singapura (onde foi revelado), Noruega ou França.

Os preços arrancam nos 22.321 dólares no mercado chinês para a versão Standard, com incentivos locais, ou de 25.298 dólares para o Long Range, também contabilizando os incentivos locais.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.