Nem só de carros vive o Salão de Genebra, como demonstra a Skoda com o seu protótipo para uma bicicleta com assistência elétrica apelidada Klement, numa curiosa ligação ao passado da marca checa.

Este conceito de mobilidade revelada no certame helvético oferece uma visão sobre a deslocação em curtos trajetos dentro dos grandes centros urbanos, contando com um motor elétrico de 4 kW (5 CV) integrado na roda traseira que consegue providenciar velocidades até 45 km/h, podendo percorrer até 62 quilómetros com a bateria completamente carregada.

A entrega da potência e o controlo de travagem são controlados a partir de pedais para uma condução sem esforço, beneficiando ainda de travão hidráulico dianteiro com sistema ABS e regeneração de energia de travagem. As luzes LED providenciam maior visibilidade e segurança acrescida.

Outras funcionalidades apreciadas são o carregador por indução de smartphones e localização por GPS.

A Skoda promove, assim, um regresso ao passado, já que as raízes da marca residem na produção de bicicletas, sobre a qual os fundadores erigiram a marca Laurin & Klement, há 124 anos.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.