PSP e GNR vão intensificar a fiscalização rodoviária durante todo o período da Páscoa, seguindo indicações do Ministério da Administração Interna, no âmbito do Estado de Emergência em vigor.

De acordo com aquele ministério, apenas serão autorizados a deslocar-se os cidadãos que o façam ao abrigo das exceções previstas no dever geral de recolhimento, havendo ordens para que as forças de segurança reforcem fortemente a presença nos trajetos em direção ao Algarve.

“Uma vez que põem em causa a saúde dos próprios e a saúde dos portugueses, não serão toleradas as chamadas deslocações de fim de semana. Nesse sentido, o Ministro da Administração Interna apela a todos os portugueses para permaneçam em casa, limitando as viagens ao estritamente necessário”, pode ler-se no comunicado.

Ao abrigo do dever geral de recolhimento, o Governo apela aos portugueses que limitem “as viagens ao estritamente necessário”, em que se inclui a aquisição de bens e serviços; deslocação para atividades profissionais ou equiparadas; procura de trabalho ou resposta a oferta de trabalho; deslocações por motivos de saúde; deslocações para acolhimento de emergência; deslocações para assistência de pessoas vulneráveis ou com deficiência, filhos, progenitores, idosos ou dependentes e outras situações excecionais, desde que devidamente justificados.