Surgido na primeira geração da consola, em 1998, ‘Gran Turismo’ tornou-se numa saga de referência para muitos dos entusiastas da condução, embora aquele que se auto-intitula como o ‘Verdadeiro Simulador de Corrida’ tenha visto a concorrência aumentar em número e, mais importante, em qualidade.
Ao mesmo tempo tornou-se também num sinónimo de lançamento de algumas das consolas da Sony aquando do seu lançamento, tendo também sido responsável pelo crescente entusiasmo e conhecimento de adeptos em relação às marcas nipónicas, que compunham a grande maioria dos carros disponíveis nos dois primeiros jogos.
Afinal de contas, se muitos já conheciam e sonhavam com máquinas como o Honda NSX, Mazda RX-7, Nissan GT-R (R34) ou o Toyota Supra, ‘Gran Turismo’ permitia uma elevada dose de imersão no universo das corridas de consola, fazendo muito pelo crescimento da própria PlayStation original.
Mas, o conceito de ‘Gran Turismo’ ficou traçado, decididamente, pelo empenho colocado no seu desenvolvimento por parte da equipa que o concebeu, a Polyphony Digital, e, em especial, por Kazunori Yamauchi, que tem sido o mentor de cada um dos jogos. Esse cuidado e esse empenho, produzindo jogos de fãs para fãs, ficou patente em termos técnicos logo na primeira entrega, que tratou de levar ao seu limite o hardware da primeira PlayStation.
Aliás, em termos técnicos, o primeiro ‘Gran Turismo’ demarcava-se por detalhes como as luzes de travagem a acender.
A sétima etapa
Agora, prepara-se para surgir a PlayStation 5, com um poder gráfico ainda mais elevado, algo que a Polyphony Digial irá aproveitar para conceber este seu novo jogo, tendo as primeiras imagens mostrado já como será conduzir a partir do lugar do condutor, com um nível de pormenor bastante elevado.
A máquina escolhida é um Mazda Vision Gran Turismo, veículo concebido especificamente pela marca para este jogo.