O Grupo Toyota tornou-se no número um mundial de vendas automóveis em 2020, superando o Grupo Volkswagen pela primeira vez em cinco anos. A prestação nos mercados asiáticos e americanos num ano em que as vendas de automóveis foram bastante prejudicadas pela pandemia de Covid-19 terá sido determinante para esta superioridade da Toyota Motor Corp no ano passado.

Analisando os dados disponíveis referentes a 2020, o grupo Toyota, que inclui a Lexus, Hino Motors e Daihatsu, alcançou um total de 9.528 milhões de unidades vendidas, equivalendo a um decréscimo de 11,3% face ao ano anterior, o que se compara diretamente com os 9.305 milhões de unidades vendidas em 2020 pelo Grupo Volkswagen, que sofreu uma quebra mais avultada na ordem dos 15,2%.

De notar que, do total de veículos vendidos pela Toyota em 2020, quase dois milhões (1.954.454) dizem respeito a modelos com tecnologia híbrida, acrescentando-se ainda 48.513 híbridos plug-in (PHEV), 1770 a pilha de combustível a hidrogénio (FCEV) e 3346 elétricos, o que se traduz num total de 1.959.570 veículos a energia alternativa que não apenas alimentados por motores de combustão.

Ou seja, se o mercado europeu foi fortemente afetado pela pandemia, com muitos dos países a optarem pelo encerramento de concessionários ou limitação de novos registos, noutros continentes, como no Japão e nos Estados Unidos da América, ainda que também afetados, a quebra não foi tão substancial, o que não sucedeu com o Grupo Volkswagen, que tem na Europa um dos seus principais mercados. Note-se que o mercado europeu caiu 24,3% em 2020 face ao ano anterior.

Em declarações citadas pela Bloomberg, a porta-voz da Toyota Chisato Yoshifuji explicou que, “naturalmente, o número de unidades vendidas foi inferior ao do ano anterior por causa da propagação do coronavírus. Mas como a Toyota e os seus parceiros foram capazes de implementar medidas robustas para combater a disseminação do vírus, fomos capazes de continuar as nossas atividades corporativas e manter os declínios anuais no nível em que estavam”.