Os grupos Renault, Volvo e CMA CGM chegaram a acordo para a partilha de esforços na área da eletrificação dos veículos comerciais ligeiros de forma a acelerar a redução de emissões poluentes neste que é um dos setores mais importantes nos transportes rodoviários. O objetivo é criar uma nova geração de furgões elétricos e serviços associados para que a sua utilização seja mais conveniente aos transportadores e clientes profissionais.

Até 2030, o mercado europeu de furgões eletrificados deverá triplicar, de acordo com estimativas levadas a cabo por várias marcas, abrindo-se aqui uma janela de oportunidade para uma oferta de Veículos Comerciais Ligeiros (VCL) totalmente nova, especialmente dirigida a empresas de comércio eletrónico e de aluguer em plena expansão.

Assim, em resposta a este cenário cada vez mais desafiante, o Grupo Renault e o Grupo Volvo assinaram acordos vinculativos para o lançamento de uma nova empresa, na qual deterão inicialmente participações respetivas de 50/50, com um investimento inicial de 300 milhões de euros cada um ao longo dos próximos três anos.

Por seu turno, a CMA CGM (empresa de transportes e logística) assina uma carta de intenções não vinculativa com o Grupo Renault e o Grupo Volvo para se juntar à nova empresa, investindo 120 milhões de euros através do PULSE, o seu Fundo de Energia dedicado a acelerar a descarbonização dos setores, precisamente, dos transportes e da logística.

Modularidade e segurança

Os veículos serão construídos com base numa nova plataforma de ‘skate’ para comerciais ligeiros totalmente elétricos, com uma elevada modularidade para diferentes tipos de carroçarias a baixo custo e uma inovação em termos de requisitos de segurança.

Adotando a nova arquitetura de veículo definido por software, o veículo integrará novas capacidades para monitorizar a atividade de entrega e o desempenho comercial do utilizador, reduzindo em 30% o custo global de utilização para os operadores logísticos. Os serviços conectados possibilitados pela tecnologia de veículo definido por software oferecerão aos clientes veículos atualizados ao longo de toda a vida.

De acordo com o comunicado conjunto, o veículo em si oferecerá uma “excelente capacidade para a mobilidade urbana, uma elevada polivalência para soluções personalizadas e diferentes capacidades de bateria com uma característica inédita de 800 V para carrinhas”.

Os pontos fracos dos operadores logísticos serão abordados com soluções superiores e seguras, integrando a nova plataforma Software Defined Vehicle e um vasto ecossistema de soluções personalizadas.

A nova empresa apresentará uma nova família de veículos totalmente elétricos e ‘software defined’. A produção está prevista para começar em 2026. A Renault e a Volvo continuarão a procurar mais investimentos e parceiros comerciais.

O Grupo Renault, especialista na área dos comerciais ligeiros e também na dos veículos elétricos, irá contribuir com o know-how para desenvolver e fabricar à escala mundial a plataforma elétrica que integrará a sua primeira arquitetura de Veículo Definido por Software, oferecendo uma experiência sem precedentes para ligar, em código aberto, o veículo ao ambiente empresarial logístico. Por seu turno, o Grupo Volvo é especialista em camiões com uma forte base de clientes de empresas de logística, uma rede de serviços global e uma vasta experiência em serviços de tempo de atividade e produtividade.

A criação da nova empresa está prevista para o início de 2024 e está sujeita à conclusão de todos os processos de aprovação regulamentar. Prevê-se que a futura empresa funcione com a sua própria identidade corporativa e tenha sede em França.