Honda antecipa eletrificação e entra também no fornecimento energético

24/10/2019

A reboque da revelação do novo Jazz Hybrid, a Honda anunciou um reforço na componente de eletrificação com a antecipação em três anos da sua estratégia de aposta nos veículos elétricos, mas também uma aposta na área de fornecimento de soluções energéticas criadas em parceria com outras empresas.

O novo Jazz é apenas um dos seis modelos eletrificados (seja por hibridação, seja por alimentação unicamente a bateria) que a Honda irá lançar no mercado europeu ao longo dos próximos 36 meses, prevendo que toda a sua gama de veículos ‘mainstream’ (sendo esta ressalva a ‘salvação’ de modelos como o Civic Type R) tenha uma variante eletrificada já em 2022, quando anteriormente essa meta estava situada em 2025.

Este esforço reflete também o compromisso da marca japonesa para com a eletrificação, com Tom Gardner, Vice-Presidente da Honda Motor Europe, a revelar no evento de apresentação do Jazz em Amesterdão que “o ritmo de mudança na regulamentação, no mercado e no comportamento do consumidor na Europa comprovam que a tendência da eletrificação está a avançar mais rapidamente aqui do que em qualquer outro lugar do mundo. Nesse sentido, precisamos de agir de forma a enfrentarmos estes desafios”.

Incluindo o novo Honda Jazz e o Honda e, seis modelos eletrificados serão lançados para o mercado Europeu nos próximos 36 meses. Isto inclui mais uma viatura elétrica e uma gama de modelos equipados com e:HEV, como um SUV de aspeto estilizado, conforme anunciou Gardner.

“Esta mudança para a eletrificação alterará consideravelmente a gama da Honda. A tecnologia híbrida com dois motores estará presente em toda a gama e conseguiremos trazer para o mercado mais produtos elétricos”, complementou.

Também explícita na conferência de imprensa foi a nova estratégia de nomenclatura, com os veículos eletrificados – incluindo motos e veículos de força – a ganharem denominação comum ‘e:Technology’, sendo sob este ‘chapéu de chuva’ que toda a estratégia irá ser estabelecida. Assim, o novo Jazz será o primeiro a ter a marca “e:HEV”, de “Hybrid Electric Vehicle”.

Gestão de energia pela Honda

Noutro capítulo, a Honda passa a ter uma atividade na área da gestão de energia no mercado europeu, tendo anunciado a colaboração com a Vattenfall, um importante fornecedor de energia na Europa. Segundo os responsáveis da marca japonesa, esta colaboração permitirá que a Honda forneça o primeiro acordo flexível de energia, especificamente adaptado para proprietários de viaturas elétricas na Europa, sendo mais um pilar na estratégia ‘Electric Vision’ na Europa.

Na Declaração de Compromisso, assinada a 23 de outubro de 2019, as duas empresas confirmam a sua ambição no desenvolvimento e comercialização conjunta de um contrato de energia flexível, que permitirá custos inferiores no carregamento de viaturas elétricas. Este desenvolvimento também promove a utilização da eletricidade gerada por fontes renováveis, incluindo centrais hidroelétricas e parques eólicos, concretizando a visão da Honda para o futuro da energia sustentável. Este serviço será inicialmente lançado em 2020 no Reino Unido e Alemanha, seguindo-se outros países Europeus.

Esta parceria estratégica é o próximo passo na gestão de energia da Honda na Europa, que acabará na proliferação da utilização de carregadores domésticos, soluções de recarga urbana, serviços de energia comercial e veículos com a tecnologia V2G – veículos que permitem que a sua energia armazenada seja disponibilizada na rede nacional de eletricidade para ajudar a fornecer energia nos momentos de maior procura.

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