Honda e: Versão de produção é réplica fiel do concept

04/09/2019

A Honda revelou, por fim, as imagens da versão de produção do seu novo citadino elétrico, que mantém uma proximidade assinalável com o protótipo apresentado há sensivelmente um ano. O Honda e será mostrado publicamente no Salão de Frankfurt, que começará na próxima semana.

O pequeno automóvel da marca nipónica tem estado envolto em grande expectativa, graças à sua proposição de baixo centro de gravidade e tração traseira que tem sido apontado pela Honda como potenciadora da diversão de condução, embora faltasse ainda saber qual seria o aspeto final deste modelo.

Agora, a poucos dias do início do Salão de Frankfurt, são reveladas as primeiras imagens, confirmando-se, por exemplo, o abandono de espelhos retrovisores tradicionais em prol de unidades com base em câmaras que transmitem imagens para ecrãs no interior.

Por outro lado, as semelhanças com os concepts são assinaláveis, com o Honda e praticamente a dispor das mesmas linhas que o mais recente protótipo apresentado em Genebra, no mês de março.

No interior, um painel digital de cinco ecrãs de última geração está conectado com um sistema de informação e entretenimento. A maior área do painel digital, com a largura total do Honda e, é ocupada por dois ecrãs táteis de 12.3 polegadas. Como resultado, o condutor e os passageiros – esteja o veículo em condução, estacionado ou a carregar – podem desfrutar da mesma conectividade e conforto.

Em termos técnicos, recorde-se que o Honda e está equipado com um motor elétrico de alta potência, mas outra novidade é o anúncio de duas potências: de 100 kW (136 CV) ou de 113 kW (154 CV) e um binário impressionante de 315 Nm. A bateria de 35.5 kWh oferece um alcance até 220 Km com uma única carga. Dispõe, ainda, de carregamento rápido que permite também recarregar até 80% da capacidade da bateria em 30 minutos.

Sem revelar ainda os dados finais, a Honda aponta que a aceleração dos zero aos 100 km/h cumpre-se em aproximadamente 8 segundos.

Conectividade e inteligência artificial

Os serviços e aplicações ativados através do ecrã táteis podem também ser acionados através de comandos de voz, com recurso ao Honda Personal Assistant, um recurso de inteligência artificial (IA) que utiliza a compreensão contextual exclusiva para criar conversas naturais e permitir o acesso a uma variedade de serviços online.

O exclusivo Honda Personal Assistant ativa-se após o cliente dizer “OK Honda”, seguido da pergunta ou instrução. A Inteligência Artificial permite que a tecnologia desenvolva uma maior compreensão da voz de um indivíduo ao longo do tempo, a fim de fornecer respostas mais precisas.

Os proprietários do Honda e podem permanecer remotamente conectados através da aplicação para smartphone My Honda.

O serviço móvel, lançado originalmente em 2017, foi atualizado para oferecer uma ampla gama de funcionalidades, incluindo fácil navegação para um relatório detalhado das condições do veículo, controlo remoto do clima e monitorização da segurança e localização. Foram ainda desenvolvidas funções adicionais específicas para o Honda e, que incluem controlo da bateria e alcance do monitor, enquanto dados como estações de carregamento e os resultados da pesquisa de navegação podem ser enviados para o veículo a partir de um dispositivo móvel.

É possível abrir o Honda e com recurso à chave digital, permitindo que o elétrico citadino seja trancado e destrancado através da aplicação para smartphone.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.