Hyundai e Kia juntam-se ao consórcio europeu IONITY para acelerar eletrificação

10/09/2019

O consórcio de construtores envolvidos na criação de uma rede europeia de postos de carregamento rápidos de nova geração para veículos elétricos, a IONITY, passou a contar com dois novos membros, com a Hyundai e a Kia a juntarem-se aos fundadores BMW Group, Daimler AG, Ford Motor Company e Grupo Volkswagen com a Porsche AG.

Os primeiros passos estão a ser mais lentos do que as marcas ambicionavam, mas a rede IONITY é vista pelos construtores fundadores como uma forma de acelerar a eletrificação do setor dos transportes, propondo carregamentos de veículos elétricos com sistemas de 800 volts (caso do novo Porsche Taycan) até 350 kW.

Um dos pontos tidos como fundamentais no estabelecimento desta rede, que servirá como um corredor central na Europa para os veículos elétricos, é a de que o trabalho conjunto dará frutos na área da mobilidade elétrica. Neste sentido, a Kia Motors, bem como a casa-mãe, a Hyundai Motor Company, anunciaram a sua entrada na rede IONITY.

Assim, a partir de 2021, num compromisso estabelecido hoje, os veículos elétricos da Kia e a da Hyundai terão sistemas de carregamento de 800 volts para acomodar a capacidade máxima de carregamento dos postos IONITY, que é de 350 kW. No total, a IONITY pretende estabelecer até 340 postos de carregamento superrápido na Europa, prevendo-se que Portugal também receba um posto até final deste ano.

Estabelecida em 2017, a rede IONITY foi fundada pelos grupos BMW, Daimler AG, Ford Motor Company e Volkswagen, com a Porsche AG incluída, tendo desde o lançamento construído já 140 dos 340 postos previstos. A tecnologia da IONITY recorre ao esquema CCS para assegurar uma compatibilidade alargada com a grande parte dos elétricos na estrada. Em 2020, é esperado um novo alargamento da rede, passando para 400 estações, cumprindo assim com o objetivo de ter uma em cada 120 quilómetros entre as principais autoestradas europeias.