A Hyundai celebrou acordo de parceria com a ‘start-up’ Canoo para colaborações nas áreas da eletrificação e da condução autónoma.

A sinergia assinada com a companhia sedeada em Los Angeles, nos Estados Unidos, permitirá ao gigante coreano acelerar o desenvolvimento de uma gama completa de veículos elétricos e preparados para condução autónoma, parte de uma estratégia que prevê o investimento de cerca de 80 mil milhões de euros nos próximos cinco anos.

As duas empresas irão colaborar na produção de uma nova plataforma inspirada no design da estrutura de tipo ‘skateboard’ da Canoo, e que servirá de base a uma gama de veículos multiusos das marcas Hyundai e Kia.

Segundo o fabricante coreano, ao permitir montar todos os componentes do sistema elétrico no piso do veículo, estes modelos serão altamente personalizáveis, podendo assumir as mais variadas formas e funções, de convencional minibus a restaurante ou escritório sobre rodas. O conceito é em tudo semelhante ao e-Palette da Toyota.

Um quarto dos Hyundai serão ‘verdes’ em 2025

O Hyundai Motor Group anunciou que mais de 25% dos automóveis no seu portefólio em 2025 estarão equipados com tecnologias “amigas do ambiente” e a nova plataforma 100% elétrica que resultará da colaboração com a Canoo será fundamental para a realização deste objetivo.

Albert Biermann, que lidera o gabinete de pesquisa e desenvolvimento da Hyundai, mostrou-se “altamente impressionado com a velocidade e eficiência com que a Canoo desenvolveu a sua inovadora plataforma para veículos elétricos”. Segundo aquele responsável a ‘start-up’ americana é a parceira ideal para a produção de uma plataforma económica, competente e altamente versátil, pronta para a produção em massa.

A Canoo, fundada em 2019 por Stefan Krause e Ulrich Kranz, antigos engenheiros da Faraday Future, apresentou o seu primeiro protótipo em setembro passado, com produção calendarizada para meados de 2021.

Percorra a galeria de imagens acima clicando sobre as setas.