A idade média do parque de automóveis ligeiros de passageiros em Portugal melhorou ligeiramente, mas mantém-se perto dos 13 anos, sendo um dos países em que aquele indicador denota uma maior antiguidade dos automóveis em utilização. Em contraste, o Luxemburgo é o país que tem a menor idade média dos seus ligeiros de passageiros, com 6,5 anos.

Segundo um estudo da Associação Europeia de Construtores Automóveis (ACEA), que analisou a situação dos diferentes mercados no Velho Continente em 2019 – antes da pandemia de Covid-19 –, a idade média dos automóveis ligeiros de passageiros em Portugal melhorou em ligeiramente de 12,9 anos para 12,8 anos em 2019, continuando ainda assim a ser um dos países com parque mais envelhecido.

Do valor total de 5.205.000 de ligeiros de passageiros existentes em 2019 (excluindo os comerciais ligeiros, pesados de mercadorias e autocarros de turismo), 3,172,891 veículos tinham mais de dez anos. Situando-se a meio da tabela, Portugal acaba por estar bem mais perto dos países com parque mais envelhecido do que no lado daqueles com parque mais recente.

A Estónia é o país com maior idade média de ligeiros de passageiros, 16,7 anos de idade média, seguida de perto pela Roménia, com 16,5, e pela Grécia, com 16. Espanha tem uma idade média de 12,7 anos, não se diferenciando muito da média portuguesa. Já a média europeia é de 11,5 anos.

Do lado oposto aos países com parque mais velho estão países como o Luxemburgo (idade média de 6,5 anos), Áustria (8,3), Irlanda (8,4), Dinamarca (8,8) e Bélgica (9,1), sendo estes os países com mais automóveis recentes a circular.

Analisando os setores de veículos comerciais ligeiros, Portugal fica ainda mais desfasado da média europeia (11,6), com um valor de 14,6 anos de idade média, assumindo-se neste segmento como um dos países menos evoluídos. Num dado revelador, de um total de 1.135.000 comerciais ligeiros em circulação no ano de 2019, 833.796 tinham idade superior a dez anos. À sua frente, com parques circulantes mais envelhecidos, apenas a Grécia (19,5) Roménia (16,3) e Estónia (15,5). A idade média nos comerciais ligeiros em circulação na Europa é de 11,6 anos.

Cenário idêntico nos pesados de mercadorias, entre os quais Portugal tem uma média de idade de 14,9, contra uma média europeia de 13 anos. A Grécia é o país com o parque de camiões de mercadorias mais envelhecido, com 21,2 anos de idade média, sendo mesmo o único país com um valor acima das duas décadas.